Conforme foi determinado pela Justiça Federal, a Funai fez na quinta-feira, 17 de janeiro, convocação de mais sete aprovados do concurso de 2016 realizado pelo órgão. O chamamento contemplou parte das 202 vagas imediatas para o cargo de indigenista, e não houve chamado para excedentes.
Após pedidos do Ministério Público Federal, a juíza federal do Amazonas, Jaiza Maria Pinto Fraxe, determinou que fosse feita a convocação e nomeação imediata de aprovados excedentes do concurso de 2016 da Fundação Nacional do Índio. Cada dia de atraso do cumprimento da medida implica em uma multa de R$10 mil.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso
Mesmo que as convocações de vagas imediatas do concurso já tivessem sido feitas a época, a Justiça levou em conta documentos apresentados pelo MPF, provenientes dos servidores indigenistas, que alegavam a necessidade de pessoal no órgão e defendiam que novas convocações fossem autorizadas.
A medida poupa gastos com a realização de novos concursos. Os candidatos convocados para o cargo de indigenista precisam escolher entre às 8h de sexta-feira, 18, até as 23h59 de terça, 22 de janeiro, os municípios de lotação que desejam atuar.
Wallace Bastos, presidente da Funai, havia defendido no final do ano passado a convocação dos aprovados. Bastos conseguiu reforçar a Fundação com mais de 200 concursados desde que assumiu seu posto, já sete meses.
Com homologação em janeiro de 2017, o concurso da Funai tinha validade inicial até o primeiro mês de 2018, mas recebeu prorrogação por mais um ano, vencendo portanto no próximo dia 26 de janeiro, em 2019. O vencimento do concurso foi um dos fatores que levou a Justiça Federal e liberar as convocações.
Foram oferecidas na seleção 220 vagas para nível superior, distribuídas pelos cargos de indigenista especializado (202 vagas), engenheiro (7), engenheiro agrônomo (5) e contador (6 vagas).
As remunerações podem passar de R$6.788,31 e as contratações são feitas no regime estatutário, que garante estabilidade. Os estados com lotação de vagas são Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia e Roraima.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso.