As provas do período da manhã que estavam previstas para ocorrer no último domingo, 9 no concurso da Advocacia Geral da União foram canceladas. Uma nova data será encontrada para a aplicação dos exames, que não puderam ocorrer devido ao atraso na entrega dos cadernos das provas, que não chegaram a tempo em quatro estados. No período da tarde, as aplicações ocorrem normalmente.
Cinco carreiras ofertadas no concurso AGU foram afetadas pelo cancelamento das provas da manhã: administrador, arquivista, contador, técnico em comunicação social e técnico em assuntos educacionais.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso
O Idecan, que organiza o concurso, e a AGU posicionaram-se sobre o caso em uma nota oficial. Foi esclarecido que uma equipe altamente qualificada foi encarregada das entregas das provas e que o atraso foi de responsabilidade do operador logístico que ficou responsável pelo transporte aéreo.
A AGU lamentou o ocorrido e ressaltou que uma reunião entre as duas corporações responsáveis pela seleção deve ocorrer na terça-feira, 11, quando será decidida uma nova data para que se apliquem as provas dos cargos do turno da manhã.
Ainda foi pontuado pela Advocacia Geral da União que o Idecan possui total responsabilidade pelo atraso, já que foi quem designou a equipe que era encarregada das entregas, sendo assim, a banca deverá arcar com os custos de aplicação das provas na nova data.
A divulgação do dia de aplicação dos exames deve ocorrer logo após sua definição em reunião. Como as provas da tarde ocorreram normalmente, também foi esclarecido em nota que não é necessário remarcar as avaliações deste período. Os lugares onde ocorreram os atrasos foram Cuiabá (MT), Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (RJ) e São Luís (MA).
Os gabaritos provisórios das provas do turno tarde já ficarão disponíveis a partir das 16h de segunda-feira, 10. É possível conferir os resultados no site do Idecan. É possível recorrer das respostas e quem desejar pode pedir a revisão entre terça-feira, 11, e quarta, 12, no próprio portal da banca organizadora, seguindo as normas de contestação para análise.
Todas as 100 vagas oferecidas no concurso AGU são para nível superior, e um total de 50.524 concorrem aos cargos, com o maior número de procura ocorrendo em Brasília e no Rio de Janeiro.
As funções disponíveis conforme divulgou o edital do concurso em outubro são de administrador (48 vagas); analista técnico-administrativo (dez); arquivista (duas); bibliotecário (uma); contador (32); técnico em assuntos educacionais (duas); e em Comunicação Social (cinco).
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso.