O Cebraspe, coordenador do Concurso PF, fez a divulgação nesta segunda-feira, 6, que o dia de avaliação da Polícia Federal teve alteração e as inscrições tiveram reabertura para alguns empregos, em condições específicas. Neste quesito, a primeira etapa do Concurso será procedida em 16 de setembro, e não 19 de agosto como em previsão inicial.
Com a alteração do cronograma do Concurso da Polícia Federal, o cartão de convocação informaria a divulgação dos locais de avaliações. Não terão divulgações na data anterior, dia 9. Conforme o edital de retificação, a chamada acontecerá dez dias anteriores ao exame, em 6 de setembro, no endereço eletrônico da banca. Ainda que tenha alteração as datas e reabertura do prazo, a PF e o Cebraspe fazem a reafirmação de que não houve modificação no número de oportunidades do Concurso PF.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso
O esquema de aplicação do exame objetivo e discursivo continua o mesmo. Para todos os empregos, com exceção do delegado, as avaliações terão procedimento no período da tarde e com 5h de duração. Para os candidatos a delegado, o exame objetivo acontecerá no período da manhã e o discursivo na parte vespertina, com 4h cada. Conforme o edital de retificação, o resultado final da avaliação objetiva e o provisório da discursiva têm previsão para a publicação na data de 10 de outubro, na página da banca.
Outra boa notícia é que o período de inscrições também teve reabertura para algumas áreas do emprego de perito, em condições específicas. Concorrentes que almejam a concorrência nas áreas 5, 6 e 10 como deficientes e negros e nas áreas 7, 9 e 11 somente como deficientes podem ter a candidatura ao Concurso em novo período.
Para se inscrever, os interessados devem acessar o endereço eletrônico do Cebraspe, o organizador da seleção. O prazo de inscrição compreende às 10h desta terça-feira, 7, e estarão disponíveis até às 18h de 13, também de agosto. Os concorrentes devem promover o acesso ao endereço eletrônico da banca e fazer o preenchimento do formulário com os principais dados. Para a confirmação da participação, haverá a necessidade de quitar a taxa de R$250 através da Guia de Recolhimento da União (GRU).
O exame objetivo e discursivo do Concurso da Polícia Federal terão procedimento em teor eliminatório e classificatório. Além das provas escritas, outras fases como o exame de aptidão física, a prova prática de digitação, a avaliação médica, a avaliação psicológica, a avaliação de títulos serão procedidas em todas as capitais, além do Distrito Federal.
O edital do Concurso PF teve divulgação na data de 15 de junho, em Diário Oficial da União, com 500 oportunidades para os empregos de agente, escrivão, delegado, perito e papiloscopista, com exigência de ensino superior. O salário de início tem variação conforme a função, e pode alcançar a R$23.130 e jornada de 40h por semana.
Do geral de oportunidades, 373 são para concorrer em ampla concorrência. Há também reserva de oportunidades para deficientes (27) e negros (100).
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso.