Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento deste concurso:

Concurso Diplomata tem retificação e prepara novo Concurso

Por Emerson Almeida - Publicado em: - Atualizado em

O resultado final do Processo de Seleção Diplomata 2017 teve retificação em divulgação pelo Diário Oficial da União desta quarta-feira, 21 de março. Novas nomeações foram somadas à lista de acordo com decisão de uma ação civil pública. Todos os classificados ainda procederão curso de formação da carreira diplomática no Instituto Rio Branco (IRB), em Brasília.

Em reportagem disponível em 2017, o diretor-geral do IRB, embaixador José Estanislau do Amaral, trouxe a informação de que o curso de formação tem o intuito de promover o aprofundamento de conhecimentos em política internacional, economia e línguas estrangeiras. Durante doze meses, os classificados no certame Diplomata terão preparação para atuar no exterior.

Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso

"Durante o curso, os alunos estarão submetidos a exames, notas e leituras obrigatórias. Nesse período, eles já recebem a remuneração especificada em edital", revelou Estanislau.

O edital do último seletivo foi divulgado no junho de 2017, em que o Ministério das Relações Exteriores (MRE) disponibilizou 30 oportunidades para ingresso na carreira diplomática. Os vencimentos de início foram de R$17.393,40, com a inclusão dos R$458 de vale-alimentação.

Para concorrer às oportunidades era necessário o grau superior completo em qualquer área. Em geral, o seletivo trouxe os registros de 5.936 candidatos, o que apresenta um quantitativo maior de concorrentes em relação ao Concurso de 2016, que teve 4.925 concorrentes.

O certame Diplomata 2017 é válido por três meses. Entretanto, o Ministério das Relações Exteriores já iniciou a elaboração do próximo seletivo para carreira diplomática. Indagada sobre períodos para publicação do novo edital, a Assessoria de Imprensa do Itamaraty, revelou que ainda "não há cronograma oficial a ser divulgado relativo ao concurso de admissão à carreira diplomática a ser realizado este ano".

A próxima etapa será a escolha da organização do seletivo. É provável que o Cebraspe (antigo Cespe/UnB) seja a empresa escolhida para coordenar o Seletivo Diplomata 2018. A razão disso é que ela está à frente dos últimos Concursos para a carreira.

As oportunidades ainda não foram divulgadas na documentação, entretanto, espera-se manter a quantidade dos últimos seletivos para diplomata, ou seja, 30 cargos.

Conforme o projeto básico, a estrutura do processo seletivo Diplomata 2017 será a mesma. A primeira etapa será constituída por prova objetiva com questões de Língua Portuguesa, História do Brasil, História Mundial, Geografia, Inglês, Política Internacional, Noções de Economia, Noções de Direito e Direito Internacional Público.

A segunda etapa será constituída por provas escritas de Português e Inglês. Já a terceira, provas escritas de História do Brasil, Política Internacional, Geografia, Noções de Economia, Noções de Direito e Direito Internacional Público, Espanhol e Francês.

Terão convocações para a segunda e terceira etapas os 200 concorrentes mais bem classificados na primeira, observando aos empates na última colocação. As provas acontecerão em todas as capitais dos estados, e ainda o Distrito Federal.

Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso.

Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento deste concurso:

© Copyright 2014 - 2024 Concursos.com.br