Trabalhar em home-office [na própria residência] tem se tornado uma opção válida para profissionais autônomos e para colaboradores de empresas que investem nesta prática. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 20 milhões de brasileiros trabalham em casa. Apesar de especialistas apontarem uma melhora na produtividade, a prática exige cuidados.
Edna Lira, relações pública, passou a ser adepta do home-office, e divide o tempo entre os clientes que atende e a rotina da casa e com os filhos, chegando a trabalhar mais de 12 horas por dia. -Eu tenho conseguido me adaptar melhor, de uma forma mais regrada. Mas o fato de conciliar trabalho com casa e rotina escolar dos filhos requer uma disciplina bem grande-, conta.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso
As empresas que oferecem esta opção reconhecem os ganhos na produtividade - em Campinas (SP), uma especializada em tecnologia da informação tem ao menos 40% do quadro de funcionários trabalhando home-office em cidades vizinhas.
Um deles é o líder de projetos Giuliano Paiva de Ávila, que com frequência faz o trabalho de casa. Para ele, o método só traz benefícios. -Você não fica com aquela sensação de estar abandonando um dos lados. É muito bom-.
O consultor empresarial Rubens Pimentel alerta: o importante é se organizar e obter respeito com o trabalho com as pessoas que vivem no mesmo ambiente, além de consigo mesmo, para conseguir cumprir os horários. Fugir de tentações como geladeira, televisão e tudo que possa distrair a atenção é um caminho, além de estipular horários de descanso.
Outra dica importante é com relação o que usar. -Pijama não. Mas precisa de uma roupa confortável e que dê o recado pra si mesmo de que você está no momento de trabalho-, pontua Pimentel.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso.