A dificuldade em se expressar ainda é um dos problemas que candidatos sofrem em entrevistas de emprego. O problema tem uma solução óbvia, a prática, porém, o desenvolvimento de técnicas também é grande aliado, mas o primeiro passo, de acordo com especialistas em comunicação de Campinas (SP), é saber controlar a ansiedade.
-Pensar em uma respiração mais profunda, uma respiração mais lenta, vai ajudar a pessoa a ficar mais tranquila e ordenar melhor o que ela quer passar-, informa a comunicadora Cláudia Bertazzo.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso
Para passar a imagem de estar confiante, a dica é não manter o tom de voz na mesma modulação, sem grandes alterações no volume, por exemplo, e sempre olhar nos olhos do entrevistador.
É importante ter muito cuidado com as gírias, mas sempre buscar usar palavras fortes em seu favor, além de mostrar positividade.
A comunicadora Patrícia Paes também orienta que o candidato pesquise a fundo sobre a empresa.
-Entrar na rede social do seu entrevistador, se você sabe quem vai te entrevistar, conhecer um pouco maissobre a história dele. Saber sobre como essa empresa está no mercado... Isso é importante pra que você esteja seguro naquele momento-, ensina.
Tem pessoas que tornam esta dificuldade em oportunidade, veja o caso da palestrante Ana Carolina Martins que já teve problemas para se comunicar no período em que trabalhou como repórter em um jornal impresso. Percebendo este impecinho, investiu em cursos e treinamentos em oratórias, coach e autoconhecimento e, atualmente, dissemina esse conhecimento através de palestras sobre comunicação.
-Quando eu entro para dar uma palestra, meu coração ainda dispara. Mas, depois que você entra, você está ali, você está inteira. Então, o que acontecer, você vai lidar da forma que for necessário-, explica Ana Carolina.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso.