Falta menos de uma semana para a primeira audiência que tratará da suspensão do prazo de validade do último concurso da Caixa Econômica Federal (CEF), de 2014, para técnico bancário e médico e engenheiro do trabalho. O encontro ocorrerá na tarde de 12 de abril em Brasília, no Tribunal Regional do Trabalho da 10º Região (TRT10), que abrange o Distrito Federal e Tocantins. A Assessoria de Imprensa da estatal informou que já foi notificada da ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho da 10ª Região (MPT10) e que recorrerá da decisão, mas não disse quando isso acontecerá.
Essa primeira audiência será de conciliação, na qual os representantes do banco e os do Ministério Público poderão firmar um acordo ou não. Caso não haja um entendimento entre ambas as partes, uma nova reunião será marcada: a audiência de instrução, na qual são apresentadas as provas, defesas e depoimentos de envolvidos nessa questão. O presidente da Comissão dos Aprovados do Concurso de 2014 da Caixa Econômica Federal, André Pinheiro, disse que não está tão otimista assim quanto a um bom resultado da primeira audiência, mas lembrou de um fator favorável para os concursados. “Ao menos a validade do concurso está suspensa temporariamente, já é algo bom para nós que aguardamos ser convocados. Mas se houvesse um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) recomendado pelo Ministério Público seria melhor, já que a Caixa teria de cumpri-lo”.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso
O adiamento ocorreu porque mais de 30 mil aprovados desses últimos certame não foram convocados até o momento. Anteriormente, o concurso de técnico bancário, de nível médio, venceria em 16 de junho deste ano, enquanto que o prazo anterior da seleção de médico e engenheiro expiraria no dia 26 do mesmo mês.
A juíza Roberta de Melo Carvalho, do TRT da 10ª Região e da 6ª Vara do Trabalho de Brasília, que estabeleceu que as validades de ambos os concursos fossem adiadas até que a ação civil fosse julgada, determinou também que as próximas seleções da Caixa não sejam unicamente para cadastro de reserva e nem que apresentem um quantitativo aquém das necessidades.
A seleção de 2014 mobilizou 1.176.607 inscritos, sendo 1.156.737 para técnico bancário e 19.870 para médico do trabalho e engenheiro. Somente no Rio de Janeiro, 85.207 concorreram às vagas da primeira função, que exige o nível médio. A Assessoria de Imprensa do banco informou também que já foram admitidos 2.482 técnicos bancários, um engenheiro agrônomo, um engenheiro civil, um engenheiro elétrico e um médico do trabalho, e que no Rio houve 175 contratações de técnicos no macropolo capital e um no macropolo interior.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso.