Falta quase um mês para a prova objetiva de técnico do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), e os milhares de candidatos precisam priorizar a disciplina de Direito Previdenciário, que terá 70 questões das 120, cerca de 60% da avaliação. Segundo o professor Paulo Vitor Sermann, do curso Jurídico, é hora de os concorrentes revisarem os conteúdos, etapa fundamental para a aprovação.
"Os candidatos devem dedicar-se às matérias que têm mais dificuldade. Daquelas que dominam, devem revisar semanalmente ou quinzenalmente cada ponto. Atente aos pontos da Lei, pois há parágrafos que muitas vezes passam desapercebidos. Sugiro carregar consigo o material para dar uma estudadinha quando aguardar um ônibus, ou o atendimento no consultório médico. Cada minuto é precioso", assinalou.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso
O professor destacou que as Leis 8.212/91 e 8.213/91, o Decreto 3.048/99 e a Lei 8.742/93 são cruciais e devem estar dominadas pelo concorrente. Paulo Vitor analisou como deverão ser as questões. "Nos últimos anos, as questões do Cespe/UnB têm sido inteligentes por medirem prioritariamente o raciocínio. Elas não se atém, em regra, a decorebas, mas sim analisam se o candidato entendeu o conteúdo e sua finalidade. O Cespe/UnB tem dado diversas 'situações hipotéticas' e afirmando (ou não) o direito ao benefício, devendo o candidato concluir se este é devido. São interessantes essas questões em razão de envolver diversos ramos do conhecimento, como qualidade de segurado, carência e requisitos específicos (como baixa renda)."
Publicidade
Uma boa forma de resolver essas questões, segundo o especialista, é se imaginando na situação de um segurado do INSS. "Quando estudarem um benefício previdenciário ou assistencial, devem correlacionar com um caso prático, uma situação vivida por um tio ou avô. Mais importante que decorar é entender. Sugiro imaginar situações envolvendo a morte de alguém, pois recentemente houve uma brusca alteração nas regras da pensão por morte e a análise deste benefício tornou-se complexa", recomendou.
Embora a presidente do INSS, Elisete Berchiol tenha afirmado às entidades sindicais que mais de 1 milhão de candidatos preencheram a ficha de inscrição do concurso, o número exato de participantes, com isentos e pagantes, sairá no dia do cartão. A data para isso ocorrer será divulgada no edital de convocação para as provas, em 28 de abril. O cartão, que poderá ser consultado no site do Cebraspe (antigo Cespe/UnB), informará o local e horário da prova objetiva. O exame será composto por 120 questões. Das 950 vagas do INSS, 800 são de técnico do seguro social (nível médio completo e remuneração de R$5.344,87) e 150 de analista (graduados em Serviço Social, com ganhos de R$7.954,09).
Serviço
Cartões:
www.cespe.unb.br
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso.