As provas objetivas do concurso para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) serão aplicadas já no próximo dia 20, domingo, em locais que estarão disponíveis a partir de 16 deste mês, no site da Esaf, organizadora.Portanto, os candidatos às 150 vagas oferecidas devem intensificar os estudos. A função de técnico em regulação civil, que exige o nível médio, contará com a disciplina Administração Pública, em Conhecimentos Específicos.
Para o professor Bruno Eduardo Martins, do curso GranCursos, a prova contará com uma questão sobre o período burocrático. Segundo ele, o diferencial será saber distinguir a diferença entre a administração geral e a pública. "Recomendo ao aluno a leitura do Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE) de Bresser Pereira, pois aborda a evolução da Administração Brasileira. Foco na Administração Burocrática de Weber e cuidados especiais ao estudar a Burocracia Brasileira", afirma.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso
Além disso, para ele é comum abordar questões sobre a administração científica de Taylor em contraste com a administração clássica de Fayol, relacionando com Weber. "Na Administração Pública sempre é previsível uma questão do Dasp ou do Decreto-Lei n° 200/67, tentando confundir a burocracia brasileira com o período da ditadura militar", alerta.
O docente alerta para um bom preparo do candidato quanto às provas da Esaf. De acordo com ele, a banca aborda termos técnicos com enunciados extensos, tornando a prova cansativa. E acrescenta que os concorrentes costumam errar no período burocrático e no processo de desburocratização do governo JK. "Normalmente, o candidato relaciona o período de ditadura militar com burocracia, mas para efeito de prova deve-se pensar no período de ditadura militar como algo positivo para a administração, como flexibilização, desconcentração e descentralização. E não esquecer que a Constituição Federal é a nossa "malvada" responsável pelo retrocesso", finaliza.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso.