Já se sabe que Caixa Econômica Federal (CEF) foi notificada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) para apresentar um cronograma de contratação de aprovados no último concurso, de 2014.
Mas isso não acabou ocorrendo até o último dia 25 de novembro de 2015. O MPT também sugeriu um dimensionamento das admissões a serem feitas até este mês ou até o fim da validade da seleção de técnico bancário, que vai até junho de 2016.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso
No ofício em resposta ao procurador Carlos Eduardo Brisolla, da Procuradoria Regional do Trabalho da 10ª Região (que está à frente do caso), ele diz o seguinte: "a convocação dos aprovados ocorre de acordo com a disponibilidade orçamentária e as necessidades estratégicas da Caixa, na estrita conformidade da ordem classificatória alcançada pelo candidato ao cargo".
E ainda consta no documento o que o banco esclarece: "o cenário econômico mudou, o que levou a Caixa a rever seu planejamento estratégico, inclusive sobre a admissão de candidatos. Desta forma, não há expectativas de haver contratações, motivo pelo qual fica prejudicada a apresentação de cronograma de admissões, conforme solicitado".
O presidente da Comissão dos Aprovados da Caixa, André Pinheiro, disse que está esperando uma manifestação do procurador Brisolla, e enquanto isso, junta mais provas de terceirizações feitas pelo banco, a fim de serem anexadas ao processo: "Apesar de a validade do certame, de um ano, ter sido prorrogada por mais um, queremos uma nova extensão desse prazo, a fim de que mais classificados possam ser chamados. Enquanto isso, muitos aprovados estão entrando com ações individuais contra a Caixa".
A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) continua recolhendo assinaturas, não apenas de pessoas que esperam a convocação, mas também de bancários, sindicalistas e da população em geral. A meta é chegar a 100 mil adesões à causa. Fique por dentro de outras publicações.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso.