Uma pergunta feita em entrevistas de emprego para uma vaga no Google deixou até o presidente da empresa, Eric Schmidt, com dificuldades na hora de responder.
Durante a Cúpula do Mar, que aconteceu em novembro em um barco que partiu de Miami, nos Estados Unidos, os colaboradores fizeram ao CEO uma pergunta que a empresa tem usado para escolher os candidatos a conseguir uma oportunidade no gigante da informática.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso
Foi então que o próprio presidente da empresa teve dificuldades, se ele mesmo não estava conseguindo, o que seria de nós nessa tentativa?
A pergunta é:
"Você é o capitão de um navio pirata e acaba de encontrar um pote de ouro. Cabe a você propor a forma de dividir o tesouro, mas a sua tripulação, em seguida, deverá votar a favor ou contra a sua proposta. Se menos de metade dos piratas concordarem com você, eles podem te matar. Como você recomendaria dividir o ouro para que você fique com uma boa parte do espólio, mas sobreviva para poder usufruir?"
No final, Eric Schmidt encontrou uma resposta: "Eu acho que se mais da metade está feliz, eu sobrevivo. Proponho dar a 49% dos piratas ações em empresas de Internet e aos outros 51%, o ouro."
Você acha que teria uma resposta melhor? A BBC buscou uma forma matemática adequada de responder ao questionamento da empresa.
O Google não é a única empresa a utilizar "pegadinhas" em entrevistas de emprego, embora a empresa tenha afirmado ter abandonado esse tipo de questionamento nas seleções.
Em uma rede de roupas do Reino Unido, chamada de Urban Outfitters, os candidatos foram convidados a responder "Qual seria o nome de seu primeiro disco?" durante uma entrevista de emprego segundo o portal Glassdoor, que trabalha com vagas.
Além dessa, outra que se destaca foi feita pela rede de mercados orgânicos britânica Whole Foods aos candidatos: "Você prefere lutar contra um pato do tamanho de um cavalo ou contra cem cavalos do tamanho de um pato?".
Resta saber se há respostas realmente corretas para esse tipo de pergunta.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso.