Redes sociais influenciam na contratação de profissionais
Muitos profissionais creem que seu comportamento nas redes sociais pode influenciar na hora de buscar uma vaga de emprego. Pesquisa da Catho, detectam que 33% dos trabalhadores têm essa percepção em processos seletivos.
Para 23%, as redes sociais pesam na hora de conseguir um emprego é razoável. Já para outros 17%, as redes influenciam muito pouco.
Embora o comportamento nas redes sociais seja um grande motivo de preocupação para a maioria, 27% dos profissionais confiam que o aspecto não influencia em nada o desempenho em processos seletivos.
-A checagem de informações em perfis nas redes sociais é algo cada vez mais comum em processos seletivos, o que leva os profissionais a estarem mais atentos ao que postam nesses canais-, diz Murilo Cavellucci, diretor de gente e gestão da Catho
Os dados são da Pesquisa dos Profissionais 2016, um levantamento anual feito pela Catho para identificar tendências de comportamento no mercado de trabalho brasileiro. A pesquisa foi feita com com cerca de 10 mil pessoas em todo o Brasil.
Empregadores usam a rede social
Pesquisa do CareerBuilder, site norte-americano de carreiras, mostrou que 60% dos empregadores usam as redes sociais para pesquisar candidatos nos Estados Unidos. Foram mais de 5 mil entrevistados.
Entre os que procuram a vida dos candidatos online, 49% dizem ter encontrado informações na rede para desistir da contratação.
Abaixo as principais informações encontradas para que mudassem de ideia:
- Fotos, videos ou informações provocantes ou inapropriadas (46%)
- Informações sobre o candidato bebendo ou usando drogas (43%)
- Comentários discriminatórios sobre raça, religião, gênero etc. (33%)
- CrÃticas a outros empregadores ou colegas de trabalho (31%)
- Baixa habilidade de comunicação (29%)
Veja abaixo dicas para não sujar suas redes sociais:
- Evite situações não profissionais: fotos de baladas, roupas de banho e bebedeiras.
- Antes de escreve algo, pense: analise os pontos positivos e negativos de uma postagem.
- Publique com inteligência: cada vez mais se multiplicam publicações vazias, assim, busque se diferenciar com publicações pertinentes.
- Pense antes de curtir uma publicação ou página: antes de curtir e compartilhar um texto, leia atentamente para ver se não nada nas entrelinhas.
- Evite debates inúteis: Nas redes sociais existem momentos tensos, de debates polÃticos, religiosos, contudo, evite entrar nesse tipo de conversa, que geralmente não leva a lugar nenhum.
- Cuidado com as caracterÃsticas das redes: é importante que a pessoa tome cuidado em não colocar coisas irrelevantes nos seus perfis nas redes sociais.
- Amplie seus contatos qualificadamente: quantidade de amigos não garante a qualidade.
- Valorize suas conquistas profissionais: mostre ações que realizou e que tiveram sucesso, resultados de projetos que foram interessantes ou titulações alcançadas, contudo, evite se autopromover demasiadamente, pois isso pode soar arrogante.
Para 23%, as redes sociais pesam na hora de conseguir um emprego é razoável. Já para outros 17%, as redes influenciam muito pouco.
Embora o comportamento nas redes sociais seja um grande motivo de preocupação para a maioria, 27% dos profissionais confiam que o aspecto não influencia em nada o desempenho em processos seletivos.
-A checagem de informações em perfis nas redes sociais é algo cada vez mais comum em processos seletivos, o que leva os profissionais a estarem mais atentos ao que postam nesses canais-, diz Murilo Cavellucci, diretor de gente e gestão da Catho
Os dados são da Pesquisa dos Profissionais 2016, um levantamento anual feito pela Catho para identificar tendências de comportamento no mercado de trabalho brasileiro. A pesquisa foi feita com com cerca de 10 mil pessoas em todo o Brasil.
Empregadores usam a rede social
Pesquisa do CareerBuilder, site norte-americano de carreiras, mostrou que 60% dos empregadores usam as redes sociais para pesquisar candidatos nos Estados Unidos. Foram mais de 5 mil entrevistados.
Entre os que procuram a vida dos candidatos online, 49% dizem ter encontrado informações na rede para desistir da contratação.
Abaixo as principais informações encontradas para que mudassem de ideia:
- Fotos, videos ou informações provocantes ou inapropriadas (46%)
- Informações sobre o candidato bebendo ou usando drogas (43%)
- Comentários discriminatórios sobre raça, religião, gênero etc. (33%)
- CrÃticas a outros empregadores ou colegas de trabalho (31%)
- Baixa habilidade de comunicação (29%)
Veja abaixo dicas para não sujar suas redes sociais:
- Evite situações não profissionais: fotos de baladas, roupas de banho e bebedeiras.
- Antes de escreve algo, pense: analise os pontos positivos e negativos de uma postagem.
- Publique com inteligência: cada vez mais se multiplicam publicações vazias, assim, busque se diferenciar com publicações pertinentes.
- Pense antes de curtir uma publicação ou página: antes de curtir e compartilhar um texto, leia atentamente para ver se não nada nas entrelinhas.
- Evite debates inúteis: Nas redes sociais existem momentos tensos, de debates polÃticos, religiosos, contudo, evite entrar nesse tipo de conversa, que geralmente não leva a lugar nenhum.
- Cuidado com as caracterÃsticas das redes: é importante que a pessoa tome cuidado em não colocar coisas irrelevantes nos seus perfis nas redes sociais.
- Amplie seus contatos qualificadamente: quantidade de amigos não garante a qualidade.
- Valorize suas conquistas profissionais: mostre ações que realizou e que tiveram sucesso, resultados de projetos que foram interessantes ou titulações alcançadas, contudo, evite se autopromover demasiadamente, pois isso pode soar arrogante.