O Portal Mais Emprego, do governo federal, tem 26.736 oportunidades. Para se inscrever, o trabalhador deve buscar a vaga pela internet,no site maisemprego.mte.gov.br. Do total de oportunidades, 11.338 são para o setor de serviços. A agropecuária oferece 7.234 postos; o comércio, 6.656, e a indústria, 1.047 vagas.
Em 2016, o sistema de autointermediação mantido pelo Ministério do Trabalho já teve 980 mil vagas, mantendo a prevalência do setor de serviços (468 mil). Os empregadores do setor de serviços ofertaram 220 mil vagas; do setor agropecuário, 204 mil, e da indústria, mais de 76 mil vagas.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso
Com o login e senha cadastrados, o candidato tem acesso a todas as oportunidades cadastradas no Portal. O acesso ao endereço eletrônico Mais Emprego é feito pelo site maisemprego.mte.gov.br, no campo -Trabalhador- e na opção -Vagas de Emprego-. É possível conferir quais as vagas disponíveis por estado.
Os que não possuírem cadastro precisam se cadastrar. As informações necessárias para o feito são o número do PIS/ NIS/ NIT. Também é necessário informar o CPF, RG, número e série da CTPS, nome completo, data de nascimento, e-mail e senha.
No Portal mais Emprego também é possível verificar a situação do seguro-desemprego, ver o calendário de pagamento do Abono do PIS/PASEP, além de verificar a liberação.
Nos últimos 12 meses, mais de 1,3 milhão de vagas em seis setores de atividade foram divulgadas pela ferramenta - mais de 643 mil vagas no setor de serviços. Para o setor de comércio, o portal ofertou 307 mil vagas, além de 257 mil no setor agropecuário e 98 mil na indústria.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso.