Marinha do Brasil abre 26 vagas para atletas no Serviço Militar Voluntário: inscrições até 16/12/2025

As vagas no processo seletivo da Marinha estão disponíveis para candidatos com ensino fundamental e médio.

Por Emerson Fernandes | Publicado em 11/12/2025 às 12h17

Compartilhe:

A Marinha do Brasil anunciou um novo processo seletivo para ingresso por meio do Serviço Militar Voluntário (SMV), conforme o aviso de convocação nº 9/2025. Estão disponíveis 26 vagas imediatas para atletas em diversas modalidades esportivas.

O processo visa preencher posições no Quadro Auxiliar Técnico de Praças do 1º Distrito Naval, localizado no estado do Rio de Janeiro, com foco em atividades de Treinamento Físico Militar. O objetivo é integrar novos atletas ao Programa Olímpico da Marinha.

As 26 vagas são distribuídas entre o Estágio de Aplicação para Praça, que requer ensino fundamental completo, e o Estágio de Habilitação para Praça, que exige ensino médio completo.

As modalidades esportivas incluídas são:

- Atletismo
- Boxe
- Canoagem
- Golfe
- Natação Salvamento
- Paraquedismo
- Remo
- Vela
- Wrestling

Os selecionados ingressarão na Reserva de 2ª Classe da Marinha para prestar Serviço Militar por até oito anos.

As inscrições estão abertas para candidatos entre 18 e 41 anos, e devem ser realizadas até 16 de dezembro de 2025. A documentação necessária, conforme o edital, pode ser enviada por e-mail (com1dn.processoseletivo@marinha.mil.br) ou entregue pessoalmente no Comando do 1º Distrito Naval, das 8h30 às 11h e das 13h30 às 15h.

Após a inscrição, os candidatos passarão por etapas que incluem verificação documental, entrevista, inspeção de saúde e verificação de dados biográficos. Para os candidatos à modalidade de Natação de Salvamento, haverá um teste de aptidão física (TAF), que consistirá em provas de natação tanto em piscina quanto na praia.

Os candidatos aprovados em todas as fases serão incorporados ao estágio escolhido. Todas as normas do processo seletivo SMV para atletas estão detalhadas no aviso de convocação, disponível no site oficial da Marinha do Brasil.