Prefeitura de Afonso Cláudio abre processo seletivo com vagas temporárias; inscrições online

A Prefeitura de Afonso Cláudio, no Espírito Santo, anunciou um processo seletivo com vagas disponíveis para candidatos com níveis de escolaridade alfabetizado, fundamental e médio.

Por Emerson Fernandes | Publicado em 04/12/2025 às 12h47

Compartilhe:

A Prefeitura de Afonso Cláudio, localizada no Espírito Santo, anunciou a abertura de um processo seletivo por meio do Edital nº 009/2025. Este processo visa a contratação temporária de profissionais para diversas secretarias municipais, em regime de designação temporária, além de formar um cadastro de reserva.

As inscrições para o processo seletivo ocorrerão exclusivamente online, através do site oficial da Prefeitura de Afonso Cláudio, entre os dias 8 e 12 de dezembro de 2025. O prazo para inscrição se encerra às 16h00, e cada candidato pode se inscrever em até dois cargos, não sendo permitidas mais de duas inscrições.

O edital oferece oportunidades para candidatos com níveis de escolaridade alfabetizado, fundamental e médio, em várias áreas da administração municipal. As vagas disponíveis incluem funções como Gari, Merendeira, Serviçal, Trabalhador braçal, Vigia, Auxiliar de Serviços Gerais, Coveiro, Soldador, Auxiliar de Escriturário, Auxiliar de Secretaria Escolar, Mecânico, Motorista, Escriturário, Calceteiro, Eletricista, Pedreiro e Operador de Máquina. Todas as vagas são destinadas à formação de um cadastro de reserva.

A carga horária semanal para a maioria dos cargos é de 40 horas. Os salários variam entre R$ 1.406,80 e R$ 2.649,61, dependendo do cargo e do nível de escolaridade exigido.

O processo de seleção incluirá uma avaliação de títulos, que terá caráter eliminatório e classificatório. Para os cargos de motorista e operador de máquina, será aplicada também uma prova prática. A classificação dos candidatos levará em conta a experiência profissional e a titulação apresentada. Em caso de empate, serão considerados critérios como maior titulação, maior tempo de serviço e maior idade.

Os contratos serão temporários, conforme a legislação municipal vigente, com validade de 12 meses, podendo ser prorrogados por mais 12 meses, conforme a necessidade da administração pública.

A duração do contrato dependerá das necessidades específicas de cada Secretaria que solicitar a contratação por meio de processos administrativos. O local de trabalho dos candidatos será definido de acordo com as necessidades das Secretarias Municipais, podendo haver mudanças.

Para mais detalhes, o edital completo está disponível no Diário Oficial dos Municípios do Espírito Santo, na edição de 4 de dezembro, a partir da página 05.