Prefeitura de Castelo ES divulga edital de processo seletivo para a Educação
A Prefeitura de Castelo está realizando um processo seletivo para criar um cadastro reserva na área da Educação, oferecendo remunerações de R$ 1.518,00.
No EspÃrito Santo, foi divulgado o edital nº 05/2025 para o processo seletivo da Prefeitura de Castelo, destinado a preencher vagas na Secretaria Municipal de Educação.
As oportunidades são para Designação Temporária (DT) durante o ano letivo de 2026, em cargos que exigem nÃveis fundamental e médio.
O processo seletivo visa formar um cadastro reserva para a área da Educação. Os cargos disponÃveis, conforme a tabela 1 do edital, incluem:
- Assistente de Serviços de Educação;
- Secretário Escolar;
- Motorista categoria "D" (transporte escolar);
- Operador de Serviços de Apoio às Unidades Escolares (servente/merendeira).
Todos os cargos oferecem uma remuneração de R$ 1.518,00, com uma carga horária de 40 horas semanais.
Os selecionados serão alocados nas regiões urbana e rural, conforme a necessidade que surgir após as matrÃculas e durante o ano de 2026.
Os contratos terão duração de até 12 meses, podendo ser prorrogados por mais 12 meses.
Os requisitos de formação variam de acordo com o cargo. Para Assistente de Serviços de Educação e Secretário Escolar, é necessário ter concluÃdo o ensino médio. Para o cargo de Motorista "D" (transporte escolar), é exigido ensino fundamental completo, Carteira Nacional de Habilitação categoria "D" e experiência comprovada em transporte escolar ou coletivo. Já para Operador de Serviços de Apoio à s Unidades Escolares (servente/merendeira), é necessário ter ensino fundamental incompleto.
As inscrições estarão abertas de 21 a 24 de outubro de 2025, até as 17h, no portal da EducAÇÃO, acessÃvel pelo site da Prefeitura de Castelo.
Cada candidato poderá se inscrever uma única vez, escolhendo a região de preferência. Os documentos exigidos incluem identidade com foto (frente e verso), comprovante de escolaridade conforme o cargo, tÃtulos e comprovação de tempo de serviço, todos em formato PDF.
A seleção será feita por meio de análise documental, considerando tÃtulos e tempo de serviço. As convocações serão publicadas no Diário Oficial, seguindo a ordem de classificação e a demanda, inclusive para substituições durante o ano letivo. Para o cargo de Motorista "D", a alocação será conforme os roteiros/linhas do transporte escolar estabelecidos pela SEME/Transporte.
O processo seletivo terá validade de até 24 meses, de acordo com a necessidade do municÃpio.
Mais detalhes estão disponÃveis no edital publicado no site do Diário Oficial dos MunicÃpios do EspÃrito Santo, edição 2862, de 8 de outubro de 2025, a partir da página 25.
As oportunidades são para Designação Temporária (DT) durante o ano letivo de 2026, em cargos que exigem nÃveis fundamental e médio.
O processo seletivo visa formar um cadastro reserva para a área da Educação. Os cargos disponÃveis, conforme a tabela 1 do edital, incluem:
- Assistente de Serviços de Educação;
- Secretário Escolar;
- Motorista categoria "D" (transporte escolar);
- Operador de Serviços de Apoio às Unidades Escolares (servente/merendeira).
Todos os cargos oferecem uma remuneração de R$ 1.518,00, com uma carga horária de 40 horas semanais.
Os selecionados serão alocados nas regiões urbana e rural, conforme a necessidade que surgir após as matrÃculas e durante o ano de 2026.
Os contratos terão duração de até 12 meses, podendo ser prorrogados por mais 12 meses.
Os requisitos de formação variam de acordo com o cargo. Para Assistente de Serviços de Educação e Secretário Escolar, é necessário ter concluÃdo o ensino médio. Para o cargo de Motorista "D" (transporte escolar), é exigido ensino fundamental completo, Carteira Nacional de Habilitação categoria "D" e experiência comprovada em transporte escolar ou coletivo. Já para Operador de Serviços de Apoio à s Unidades Escolares (servente/merendeira), é necessário ter ensino fundamental incompleto.
As inscrições estarão abertas de 21 a 24 de outubro de 2025, até as 17h, no portal da EducAÇÃO, acessÃvel pelo site da Prefeitura de Castelo.
Cada candidato poderá se inscrever uma única vez, escolhendo a região de preferência. Os documentos exigidos incluem identidade com foto (frente e verso), comprovante de escolaridade conforme o cargo, tÃtulos e comprovação de tempo de serviço, todos em formato PDF.
A seleção será feita por meio de análise documental, considerando tÃtulos e tempo de serviço. As convocações serão publicadas no Diário Oficial, seguindo a ordem de classificação e a demanda, inclusive para substituições durante o ano letivo. Para o cargo de Motorista "D", a alocação será conforme os roteiros/linhas do transporte escolar estabelecidos pela SEME/Transporte.
O processo seletivo terá validade de até 24 meses, de acordo com a necessidade do municÃpio.
Mais detalhes estão disponÃveis no edital publicado no site do Diário Oficial dos MunicÃpios do EspÃrito Santo, edição 2862, de 8 de outubro de 2025, a partir da página 25.