EMATER PA 2025: 38 Vagas Abertas para Diversos Níveis em Cidades do Pará

O processo seletivo da EMATER PA (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará) disponibiliza oportunidades para candidatos com formação de nível médio e superior.

Por Emerson Fernandes | Publicado em 01/12/2025 às 18h53

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A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará lançou o edital n.º 001/2025, que deu início ao processo seletivo EMATER PA, atraindo candidatos de todo o estado interessados em ingressar no setor público.

O processo seletivo oferece 38 vagas imediatas para profissionais com formação nos níveis fundamental, médio e superior. Os aprovados serão alocados em diversas cidades do Pará, aumentando as oportunidades para os participantes. As cidades contempladas incluem Marituba, Faro, Placas, Monte Alegre, Santarém, Óbidos, Alenquer, Bujarú, Terra Santa, Prainha e Brasil Novo.

Entre as vagas de nível superior, destacam-se os cargos de Técnico em Recursos Humanos - Pedagogo, Técnico em Planejamento - Analista de Sistemas, Técnico em Planejamento - Administrador e Técnico em Planejamento - Estatístico. Há também oportunidades para Técnico em Planejamento - Contador, Técnico em Administração e Finanças - Contador, Técnico em Documentação - Arquivologista e Técnico em Documentação - Bibliotecário, com remuneração de R$ 4.733,21 para uma carga de 40 horas semanais.

Para o nível médio, as posições disponíveis incluem Auxiliar de Administração - Campo, Operador Gráfico, Assistente de Administração, Agente de Segurança do Trabalho e Secretária, com salários entre R$ 1.858,27 e R$ 2.229,97, também para 40 horas semanais. No nível fundamental, há apenas uma vaga para Agente Operacional, com salário de R$ 1.502,22 e carga de 20 horas semanais. Detalhes adicionais sobre as vagas podem ser encontrados no edital.

As inscrições para o processo seletivo da EMATER PA devem ser feitas online até as 23h59 do dia 2 de dezembro de 2025. Os candidatos devem seguir as instruções cuidadosamente, enviar documentos legíveis e revisar suas informações antes de finalizar a inscrição.

O edital também destaca os requisitos básicos para contratação, como ter no mínimo 18 anos, estar em dia com as obrigações eleitorais, ter regularidade com o serviço militar quando necessário, não ter condenações que impeçam a contratação e possuir aptidão física e mental para o cargo.

A segunda fase do processo seletivo, que é a análise documental, considerará apenas os candidatos com as maiores pontuações iniciais, até o limite de duas vezes o número de vagas disponíveis. Serão verificados documentos que comprovem escolaridade, qualificações obtidas nos últimos cinco anos e experiências profissionais relevantes para o cargo.

A etapa final, que consiste em entrevistas presenciais, ocorrerá em Marituba, Santarém e Monte Alegre. Nessa fase eliminatória, os candidatos deverão apresentar documentos originais e demonstrar que possuem as competências necessárias para o cargo almejado.

Informações detalhadas estão disponíveis no regulamento do processo seletivo da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará, e o edital completo pode ser acessado no site de seleções do estado.