IFCE abre seleção para professores substitutos em Crateús; 3 vagas disponíveis

O processo seletivo do IFCE está com inscrições abertas para a contratação de professor substituto no Campus Crateús. As inscrições são realizadas online e os candidatos passarão por provas didáticas e de avaliação de títulos.

Por Emerson Fernandes | Publicado em 29/12/2025 às 12h26

Compartilhe:

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) lançou um processo seletivo simplificado para a contratação temporária de professores substitutos no Campus Crateús, conforme detalhado no edital nº 41/2025.

A seleção consistirá em uma prova de desempenho didático e uma prova de títulos.

Conforme o edital, há três vagas disponíveis para candidatos com formação superior nas áreas de Artes, Biologia e Zootecnia.

Os selecionados terão uma carga horária de 40 horas semanais, com remuneração conforme a carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT).

Para participar, é necessário ter graduação completa. Para a área de Artes - Canto Popular, exige-se bacharelado em Canto ou Música, Licenciatura em Música ou Licenciatura em Educação Musical. Na área de Biologia - Biologia Geral, é necessário ter Licenciatura ou Bacharelado em Biologia ou Ciências Biológicas. Já para Zootecnia - Nutrição, Alimentos e Alimentação Animal, é preciso ter Bacharelado em Zootecnia, Medicina Veterinária ou Agronomia.

Todas as vagas são para ampla concorrência, sem reserva inicial para cotas, devido ao número reduzido de oportunidades.

Inscrições

As inscrições devem ser feitas exclusivamente online, no site oficial de seleções do IFCE, entre 31 de dezembro de 2025 e 12 de janeiro de 2026.

A taxa de inscrição é de R$ 150,00. Candidatos inscritos no CadÚnico podem solicitar isenção da taxa, respeitando o prazo e os critérios do edital.

Provas

O processo seletivo será dividido em duas etapas, ambas realizadas presencialmente em Crateús (CE).

A primeira etapa é a prova de desempenho didático, de caráter eliminatório, que consiste em uma aula teórica de até 60 minutos, com tema definido pela subárea escolhida. A pontuação máxima é de 100 pontos, sendo necessário obter pelo menos 60 pontos para aprovação.

A segunda etapa é a prova de títulos, de caráter classificatório, que avalia a formação acadêmica e a experiência profissional dos candidatos, com pontuação máxima de 100 pontos.

O edital e todas as informações necessárias estão disponíveis no portal do IFCE.