A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), divulgou a abertura de um novo processo seletivo. A iniciativa visa selecionar candidatos para o Curso de Adaptação a Segundo Oficial de Náutica (ASON) da Marinha Mercante.
Este curso, que será realizado no Rio de Janeiro, disponibiliza 30 vagas e é estruturado em duas etapas: uma fase teórica de 12 meses em regime de externato e um estágio embarcado com duração mínima de 12 meses em embarcações mercantes ou plataformas.
Baixe agora 5.000 Questões do Concurso Marinha.
Para se inscrever, os interessados devem ser brasileiros natos ou naturalizados e ter diploma de nível superior completo até o dia 20 de junho. É imprescindível também estar em dia com as obrigações eleitorais e, para os candidatos do sexo masculino, com as obrigações militares. A idade mínima para participação é de 18 anos até o dia 14 de julho de 2025. Durante o estágio, os alunos receberão um auxílio financeiro por um período de até 12 meses.
O curso não possui custos e oferece material didático para empréstimo, além de refeições e, quando disponível, alojamento para candidatos que residem fora do Rio de Janeiro.
Detalhes do processo seletivo
As inscrições devem ser feitas exclusivamente através do site do CIAGA, até às 23h59 do dia 13 de fevereiro, conforme o horário de Brasília. A taxa de inscrição é de R$ 140,00.
O processo seletivo será realizado em quatro etapas: exame de conhecimentos, avaliação médica, teste de aptidão física e um período de adaptação e verificação de documentos.
A primeira fase, que abrange provas de português, inglês, matemática e física, está programada para o dia 27 de abril. O processo seletivo terá validade até o dia 14 de julho, data em que ocorrerá a matrícula dos aprovados no curso.
Baixe agora 5.000 Questões do Concurso Marinha.