Finalmente, o edital de 01/2024 publicou a primeira edição do Exame Nacional da Magistratura (ENAM), também conhecido como "Vestibular para Juízes". A seleção é obrigatória para os candidatos que desejam concorrer a uma das vagas de magistratura disponíveis no país; é eliminatório e não classificatório.
Como resultado, passar no Exame Nacional da Magistratura – ENAM – será o primeiro passo para concorrer às vagas de juiz em tribunais regionais federais, militares, estaduais e do Distrito Federal.
Baixe agora o PDF 5.000 Questões do concurso Exame Nacional da Magistratura (ENAM) pelo whatsapp.
A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM), em conjunto com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), conduz a seleção pública por meio da Comissão de Exame.
O edital de abertura diz que as certificações de habilitação são válidas por um período de dois anos, com possibilidade de ser prorrogadas uma vez por igual período. A certificação é emitida pela ENFAM (Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento da Magistratura).
Para se inscrever no Exame Nacional da Magistratura - ENAM, você deve ter um diploma de bacharel em direito devidamente registrado pelo Ministério da Educação (MEC), bem como atender a outros requisitos:
Ter nacionalidade brasileira (nata ou naturalizada), ou naturalidade portuguesa amparada pelo Decreto n. 70.391/1972;
Estar quite com o serviço militar, no caso de pessoa do sexo masculino;
Estar quite com as obrigações eleitorais.
Este exame eliminatório não tem classificação ou número limitado de vagas. Assim, para ser aprovado nessa prova, o candidato poderá concorrer a concursos públicos na magistratura do país.
As inscrições só podem ser feitas o site da banca organizadora Fundação Getúlio Vargas (FGV), a partir das 16h do dia 7 de fevereiro até as 16h do dia 7 de março de 2024.
A taxa de inscrição é de R$ 120,00.
Os candidatos ao Exame Nacional da Magistratura serão avaliados em uma prova objetiva, exclusivamente eliminatória. A prova será realizada em 14 de abril de 2024, das 13h às 18h, horário de Brasília.
A prova será composta por oitenta questões de múltipla escolha, numeradas sequencialmente, com cinco opções e apenas uma resposta correta.
O candidato que obtiver, no mínimo, 56 acertos em cada um dos conjuntos de questões de conhecimento, ou 70% do total, será considerado habilitado para a prova objetiva. Para aqueles que se autodeclararam pessoas negras ou indígenas, será necessário obter pelo menos quarenta pontos corretos em cada pergunta, o que representa 50% do total.
As provas do exame serão aplicadas nos seguintes municípios na data indicada anteriormente:
Aracaju - SE;
Belém - PA;
Belo Horizonte - MG;
Boa Vista - RR;
Brasília - DF;
Campo Grande - MS;
Cuiabá - MT;
Curitiba - PR;
Florianópolis - SC;
Fortaleza - CE;
Goiânia - GO;
João Pessoa - PB;
Macapá - AP;
Maceió - AL;
Manaus - AM;
Natal - RN;
Palmas - TO;
Porto Alegre - RS;
Porto Velho - RO;
Recife - PE;
Rio Branco - AC;
Rio de Janeiro - RJ;
Salvador - BA;
São Luís - MA;
São Paulo - SP;
Vitória - ES;
Teresina - PI.
Entre em contato pelo WhatsApp (31) 98964-5774 para receber 1 milhão de questões em PDF gratuitamente.
Seja avisado pelo whatsapp sobre novos concursos em sua cidade. Clique aqui para ser avisado pelo whatsapp!
Link de inscrição do concurso Exame Nacional da Magistratura (ENAM)
Edital do concurso Exame Nacional da Magistratura (ENAM)
Baixe agora o PDF 5.000 Questões do concurso Exame Nacional da Magistratura (ENAM) pelo whatsapp.