IFMT Abre 19 Vagas Temporárias para Professor Substituto em Diversas Áreas; Inscreva-se!

O processo seletivo do IFMT abrange diversas áreas de atuação e os candidatos passarão por uma única etapa de avaliação de desempenho didático.

Por Emerson Fernandes | Publicado em 11/02/2026 às 18h42

Compartilhe:

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) anunciou o resumo do edital nº 24/2026 referente ao seu processo seletivo. Este edital disponibiliza 19 vagas para contratação temporária imediata.

As vagas estão distribuídas entre os campi de Sorriso, Cuiabá, Confresa, Alta Floresta, Cáceres, São Vicente, Campo Novo do Parecis, Tangará da Serra, Rondonópolis e Pontes e Lacerda.

• Vagas

As oportunidades são para o cargo de Professor Substituto, que requer formação superior. As jornadas de trabalho podem ser de 20 ou 40 horas semanais. As áreas de formação contempladas no processo seletivo do IFMT são:

- Linguagens - Letras Português / Literatura;
- Linguagens - Letras Inglês;
- Física;
- Matemática;
- Turismo (aceitando-se diploma de Tecnólogo);
- Informática;
- Engenharia Elétrica;
- Administração (e áreas afins);
- História;
- Agronomia (ou Engenharia Agronômica);
- Filosofia;
- Ciências Humanas (Sociologia ou História);
- Ciências Humanas (Filosofia ou Sociologia);
- Engenharia de Alimentos (ou Tecnologia de Alimentos);
- Educação Física.

• Inscrições

Não haverá cobrança de taxa para os candidatos. As inscrições devem ser feitas online, através do site do Instituto, preenchendo um formulário eletrônico no período de 12 a 22 de fevereiro de 2026.

• Classificação

Conforme o resumo do edital, a seleção ocorrerá por meio de uma prova de desempenho didático realizada remotamente. Os candidatos serão convocados para ministrar uma aula, com o intuito de demonstrar suas competências pedagógicas e conhecimento na área de atuação.

• Mais informações

O processo seletivo terá validade de um ano, durante o qual os aprovados poderão ser chamados para assumir os cargos. Este período não será prorrogado. Os contratos firmados terão duração de até dois anos.

Todas as normas serão detalhadas no edital oficial. Até lá, informações preliminares sobre o processo podem ser consultadas no extrato publicado no Diário Oficial da União.