Prefeitura de Chapada dos Guimarães (MT) abre cadastro reserva para professores em 2026

A Prefeitura de Chapada dos Guimarães está realizando um processo seletivo para formar um cadastro de reserva de professores. As inscrições devem ser feitas presencialmente e a seleção será baseada em avaliação de títulos.

Por Emerson Fernandes | Publicado em 19/12/2025 às 16h58

Compartilhe:

No estado de Mato Grosso, a Prefeitura de Chapada dos Guimarães lançou o edital nº 001/2025/SME, que visa criar um cadastro de reserva para a contratação temporária de professores para a rede pública municipal.

A Secretaria Municipal de Educação (SME) é responsável pela organização do processo seletivo, que avaliará os candidatos por meio de uma prova de títulos.

Vagas

O processo seletivo da Prefeitura de Chapada dos Guimarães (MT) busca professores para formar cadastro de reserva em duas áreas: Educação Infantil e/ou Ensino Fundamental (anos iniciais - 1º ao 5º ano) e Sala Multifuncional (Educação Especial). Os selecionados atuarão nas escolas municipais de Chapada dos Guimarães. Durante a inscrição, os candidatos devem optar por trabalhar em escolas da zona urbana ou rural.

A Secretaria de Educação determinará a unidade escolar e a turma, conforme a necessidade do município, sem possibilidade de escolha pelo candidato.

Para se candidatar às vagas de Educação Infantil/Ensino Fundamental, é necessário ter licenciatura em Pedagogia e/ou normal superior. Já para a função de professor de Sala Multifuncional, exige-se nível superior em Pedagogia com especialização em Educação Especial e experiência mínima de dois anos. O edital não especifica o valor da remuneração.

Inscrições

As inscrições devem ser feitas presencialmente na Secretaria Municipal de Educação, entre os dias 5 e 9 de janeiro de 2026. O atendimento ocorre das 8h às 11h e das 13h30 às 17h, na Rua Santo Antônio, 134, Centro. Os candidatos devem apresentar documentos pessoais, comprovantes de escolaridade, títulos e certificados de formação continuada, tanto originais quanto cópias.

Provas

A seleção será baseada em uma prova de títulos, que atribuirá pontos conforme a titulação, graduação, especialização, mestrado e doutorado dos candidatos. A participação na Prova Nacional Docente (PND) também será considerada, mediante comprovação. Cursos e formações realizadas em instituições reconhecidas pelo MEC, secretarias e plataformas como AVAMEC/AVADEP, além de projetos formativos da SME, também serão pontuados, respeitando limites por categoria.

Informações adicionais

O edital estabelece que, caso um professor assuma uma vaga no município e desista para trabalhar em outra rede, ele poderá ser impedido de participar de novos processos seletivos no município por um ano. Para mais detalhes sobre o processo seletivo, é necessário consultar o edital, disponível no site do Diário Oficial dos Municípios de Mato Grosso, edição 4890, de 19 de dezembro de 2025.