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Prefeitura de Luziânia-GO abre seletivo com 937 vagas para a Educação

Por Emerson Fernandes | Publicado em 24/10/2021 às 17h28

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A Prefeitura de Luziânia, em Goiás, abriu o edital nº 002/2021 de processo seletivo. O certame está sendo realizado pela Fundação Aroeira e visa ocupar 234 vagas e 703 cadastros reserva, no âmbito da Secretaria Municipal de Luziânia, para o magistério.

Para concorrer às vagas é preciso: licenciatura em Pedagogia.

As oportunidades são para Professor I, com salário de R$ 2.886,24, em regime de trabalho de 40 horas por semana.

As inscrições ocorrem até às 23h59 de 28 de outubro de 2021, pelo site da organizadora, gratuitamente.

A seleção será por meio de prova objetiva, agendada para 14 de novembro de 2021, das 9h a 12h, contendo 40 questões - A, B, C e D -, distribuídas entre as matérias de Língua Portuguesa (15), Conhecimentos Gerais (05) e Conhecimentos Específicos (20). Abaixo, nós detalhamos os conteúdos dessa prova.

A realização será na própria cidade de Luziânia, prioritariamente, mas pode ocorrer em municípios circunvizinhos.

• Conteúdos da prova da Prefeitura de Luziânia

• Língua Portuguesa

Compreensão e interpretação de textos. Características dos diversos gêneros textuais;

Tipologia textual. Sequências narrativa, descritiva, argumentativa, expositiva, injuntiva e dialogal;

Elementos de coesão e coerência textual. Funções da linguagem;

Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Pontuação. Crase;

Emprego e descrição das classes de palavras;

Sintaxe da oração e do período. Ênfase em concordância e regência;

Significação das palavras e inferência lexical através do contexto. Paráfrase.

• Conhecimentos Gerais

História e Geografia do Estado de Goiás. Realidade étnica, social, histórica, geográfica, cultural, política e econômica do Estado de Goiás;

Formação econômica de Goiás: mineração e pecuária;

Modernização da agricultura: impactos na economia goiana;

Urbanização e mudanças sociais em Goiás. A construção de Goiânia e a nova dinâmica econômica de Goiás;

Partidos políticos e democracia: o fim do regime militar e a ordem política em Goiás;

A cultura goiana. Diferenças regionais.

• Conhecimentos específicos

Processo de ensinar e aprender. Pedagogia da Infância, as diferentes dimensões humanas, direitos da infância, Didática e Metodologia do Ensino em Anos Iniciais;

Alfabetização e letramento. Linguagem oral e escrita. Produção de textos;

Precursores e seguidores da Literatura Infantil no Brasil;

Alfabetização e letramento. Processos cognitivos na alfabetização. A construção e desenvolvimento da leitura e escrita;

A formação do pensamento lógico da criança. O ambiente alfabetizador e as dificuldades de aprendizagem;

A alfabetização nos diferentes momentos históricos. A função social da alfabetização;

A intencionalidade da avaliação no processo de apropriação e produção do conhecimento;

Desenvolvimento linguístico e desenvolvimento cognitivo;

As etapas do processo de alfabetização. A importância da consciência fonológica na alfabetização;

A tecnologia a favor da alfabetização. A perspectiva infantil na fase da alfabetização;

A função social da escola pública contemporânea. A função social da escola: inclusão educacional e respeito à diversidade;

Desenvolvimento da motricidade, linguagem e cognição da criança. A brincadeira e o desenvolvimento infantil;

Fundamentos da Educação. Concepções e tendências pedagógicas contemporâneas;

Relações socioeconômicas e político-culturais da educação. Educação em direitos humanos, democracia e cidadania;

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica;

Didática e organização do ensino;

Saberes, processos metodológicos e avaliação da aprendizagem;

Novas tecnologias da informação e comunicação, e sua contribuição com a prática pedagógica;

Projeto político-pedagógico da escola e o compromisso com a qualidade social do ensino;

O Sistema Nacional de Ensino: Lei n° 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional);

Estatuto da Criança e do Adolescente ? ECA ? Lei n° 8.069/90;

Lei n° 10.639/03 ? História e Cultura Afro-Brasileira e Africana;

Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos? 2007;

Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs): orientações didáticas, natureza, objetivos e conteúdos propostos.

Edital disponível no site oficial da Fundação Aroeira.

Mais informações pelo telefone (62) 3565-4141 e o e-mail aroeira@aroeira.org.br.

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