Comissão Organizadora do Concurso Uneal 2025 é Formada; 82 Vagas Previstas

O concurso da Uneal anunciou a formação da comissão organizadora para a seleção com 82 vagas na área Administrativa. Confira os detalhes!

Por Emerson Fernandes | Publicado em 19/11/2025 às 12h56

Compartilhe:

No Diário Oficial de Alagoas, na quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025, foi publicado o decreto que forma a comissão organizadora para o próximo concurso da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). Essa comissão terá a responsabilidade de gerenciar os principais processos administrativos do concurso da Uneal.

Os integrantes da comissão foram nomeados da seguinte forma:

Presidente:
- Júlia Carolina Barros Casado Beltrão

Membros:
- Leuzi Anne Requião Cavalcanti Albuquerque
- Onildo Oliveira Canuto
- Filipe Moura Laurindo de Albuquerque
- Marlene de Vasconcelos Morares Alves
- Ana Claudia Silva de Oliveira
- Márcia Janaina Lima de Souza
- Livia de Oliveira Lage

Com a comissão já constituída, aguarda-se agora a escolha da banca organizadora e a subsequente publicação do edital do concurso. Espera-se que sejam abertas 82 vagas para cargos técnico-administrativos na universidade, divididas entre 41 vagas imediatas e 41 para cadastro de reserva.

O concurso anterior da Uneal, realizado em 2008 pela Comissão Permanente do Vestibular (Copeve), ofereceu 212 vagas para cargos técnicos-administrativos. Naquela ocasião, as vagas foram distribuídas entre as seguintes áreas e especialidades:

Analista Administrativo:
- Análise de Sistemas: 4 vagas
- Ciências Contábeis: 1 vaga
- Jornalismo: 1 vaga
- Biblioteconomia: 6 vagas
- Administração: 3 vagas
- Relações Públicas: 1 vaga
- Secretariado: 3 vagas
- Técnico em Assuntos Educacionais: 5 vagas

Gestor de Planejamento de Educação/Planejamento: 1 vaga

Assistente em Serviços de Educação:
- Administrativo: 114 vagas
- Técnico de laboratório: 6 vagas
- Informática: 5 vagas
- Serviço Auxiliar Operacional: 62 vagas

Os salários iniciais para os aprovados em 2008 variavam de R$415 a R$2.706,10, dependendo do cargo. Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas com conteúdos que variavam conforme o nível de escolaridade exigido:

- Nível fundamental: Língua Portuguesa e Matemática
- Nível médio: Língua Portuguesa, Noção de Administração Pública, Informática e Conhecimentos Específicos
- Nível superior: Língua Portuguesa, Informática, Noção de Administração Pública e Conhecimentos Específicos

Quanto ao atual concurso, a autorização para as vagas destinadas à Uneal foi divulgada em outubro de 2025, juntamente com o anúncio de novos editais para vários órgãos estaduais. Esse anúncio faz parte do maior concurso público já realizado em Alagoas, com um total de 11.220 vagas previstas para cargos de níveis médio e superior. Desse total, 7.453 vagas são destinadas a novos concursos públicos, enquanto 3.767 estão reservadas para a contratação e convocação de militares.

Além das 82 vagas para a Uneal, o governo do estado anunciou vagas para diversas outras instituições, incluindo:

- Polícia Militar de Alagoas (PM AL): 1.060 vagas (530 imediatas e 530 para cadastro de reserva) para praças e oficiais.
- Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL): 344 vagas (172 imediatas e 172 para cadastro de reserva) para praças e oficiais.
- Polícia Civil de Alagoas (PC AL): 300 vagas (150 imediatas e 150 para cadastro de reserva) para agente de polícia e escrivão de polícia, ambos de nível superior.
- Secretaria de Estado da Saúde (Sesau): 3.500 vagas (1.750 imediatas e 1.750 para cadastro de reserva) para especialista em saúde (nível superior) e assistente em saúde (nível médio).
- Secretaria de Estado da Educação (Seduc) - Magistério: 1.042 vagas (521 imediatas e 521 para cadastro de reserva) para professor (nível superior).
- Secretaria de Estado da Educação (Seduc) - quadro técnico: 400 vagas (200 imediatas e 200 para cadastro de reserva) para analista educacional (nível superior).
- Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal): 86 vagas (43 imediatas e 43 para cadastro de reserva) para professor assistente (nível superior).
- Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável (Emater): 40 vagas (20 imediatas e 20 para cadastro de reserva) para extensionista rural (nível superior).
- Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária (Adeal): 40 vagas (20 imediatas e 20 para cadastro de reserva) para fiscal estadual agropecuário (nível superior).
- Agência Reguladora de Serviços Públicos (Arsal): 30 vagas (15 imediatas e 15 para cadastro de reserva) para analista de regulação (nível superior).
- Alagoas Previdência (Alprev): 40 vagas (20 imediatas e 20 para cadastro de reserva) para analista previdenciário (nível superior).
- Departamento de Estradas de Rodagem (DER): 20 vagas (10 imediatas e 10 para cadastro de reserva) para assessor técnico rodoviário (nível superior).
- Procuradoria Geral do Estado (PGE): 20 vagas (10 imediatas e 10 para cadastro de reserva) para procurador do Estado (nível superior).
- Controladoria Geral do Estado (CGE): 10 vagas (5 imediatas e 5 para cadastro de reserva) para analista de controle interno (nível superior).
- Instituto do Meio Ambiente (IMA): 24 vagas (12 imediatas e 12 para cadastro de reserva) para analista ambiental (nível superior).
- Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag): 30 vagas (15 imediatas e 15 para cadastro de reserva) para gestor público (nível superior) nas áreas de Administração, Análise de Sistemas, Arquivologia, Contabilidade, Geografia e Planejamento.
- Secretaria da Fazenda (Sefaz): 50 vagas (25 imediatas e 25 para cadastro de reserva) para auditor fiscal da administração tributária estadual (nível superior).
- Departamento Estadual de Trânsito (Detran): 100 vagas (50 imediatas e 50 para cadastro de reserva) para analista de trânsito e assistente de trânsito (nível superior).
- Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon): 30 vagas (15 imediatas e 15 para cadastro de reserva) para analista de proteção e defesa do consumidor e fiscal de defesa do consumidor (nível superior).
- Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeal): 20 vagas (10 imediatas e 10 para cadastro de reserva) para gestor especializado em ciência e tecnologia (nível superior).

É fundamental ressaltar que, embora os anúncios dos editais tenham sido realizados conjuntamente sob o título de "maior concurso da história de Alagoas", cada seleção será conduzida de forma independente, ao contrário do que ocorre no Governo Federal com a CNU 2025 ou no Governo de Pernambuco.