Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento deste concurso:

Concurso TJ RJ pode ser realizado mesmo com outro em vigor?

Por Emerson Almeida - Publicado em:

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro já possui novo concurso autorizado para o cargo de analista judiciário, de nível superior. A aprovação leva em consideração as oportunidades no setor de tecnologia da informação (TI).

O grande público tem considerado a possibilidade de realizar uma nova seleção, mesmo com um concurso válido em andamento.

Solicite seu PDF com 5.000 Questões do concurso TJ RJ. Clique aqui para solicitar.

Será possível que o tribunal do Rio inicie um novo concurso, mesmo que o concurso seja válido?

A resposta à sua pergunta é afirmativa. Mesmo quando um concurso anterior ainda está em validade, um órgão público pode realizar um novo concurso público.

O órgão pode realizar um novo concurso depois que um concurso é concluído e todos os classificados são convocados para as vagas imediatas.

Isso se deve ao fato de que não existe legislação específica que garanta que os candidatos com cadastro de reserva possam participar de concursos públicos.

No caso do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, devemos levar em consideração o fato de a autorização ser para um cargo que já poderia ter convocado todos os classificados.

A autorização para um novo concurso TJ RJ está disponível para o cargo de analista judiciário especializado em TI. Existem várias possibilidades de especialização:

analista de negócio;
analista de infraestrutura;
analista de sistema;
analista de projeto;
analista em gestão de TIC;
analista de inteligência artificial; e
analista de segurança da informação.

As oportunidades permitidas são para uma área em que o TJ RJ já pode ter convocado todos os aprovados para as vagas imediatas do concurso mais recente.

Além disso, a seleção mais recente termina no próximo dia 31 de março.

O TJ RJ afirma que não prorrogará o prazo do concurso.

Os aprovados no concurso de 2021 solicitam a prorrogação do concurso TJ RJ, considerando a possibilidade de uma nova seleção para analista judiciário autorizado ocorrer nos próximos meses.

A Alerj apoia a prorrogação, de acordo com as declarações dos aprovados. Para discutir o assunto, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Rodrigo Bacellar, se reuniu com o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Cardozo.

O presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro declarou em uma reunião com membros do Sindjustiça RJ (Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Rio de Janeiro) que a validade não seria prorrogada.

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro declarou oficialmente que o concurso TJ RJ mais recente não será prolongado.

O presidente declarou que o prazo de validade do concurso de 2020/2021 para técnicos e analista judiciários não será prorrogado. A Assessoria de Imprensa do tribunal informou que o edital para o novo concurso ainda não foi elaborado. No entanto, a equipe de reportagem da por cobrou e aguarda uma explicação do Tribunal do Rio sobre por que a seleção mais recente não foi prorrogada.

Por outro lado, a situação atual mostra que o TJ RJ está em processo de prorrogação do contrato com o Cebraspe. Caso o acordo seja concluído, isso manterá os serviços do concurso mais recente aberto em 2020 e um edital republicado em 2021.

A prorrogação do contrato com a banca é um passo necessário para garantir que os serviços do último concurso continuem sendo fornecidos, que terminará no dia 31 de março.

A minuta para a prorrogação foi preparada e aprovada pela Assessoria Jurídica, e agora aguarda análise para definição. O prazo será de 1º de abril de 2024 a 14 de janeiro de 2025, caso seja aprovada.

A Secretaria de Gestão de Pessoas do tribunal, no entanto, afirmou que o prazo era insuficiente. Isso se deve ao fato de que o TJ RJ continua recebendo demandas, como mandados de segurança, procedimentos de controle administrativo e ofícios da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), solicitando explicações sobre a seleção mais recente.

O tribunal ainda precisa documentar a decisão final sobre a prorrogação do último concurso. O prazo de validade termina em 31 de março. As negociações para o novo edital são feitas de acordo com o padrão.

O novo concurso para analista judiciário licenciado em TI está aberto no TJ RJ. A preparação para a nova seleção está em andamento, com bancas como o Instituto Selecon e o Idecan se manifestando.

A oferta deve ser destinada à criação de um cadastro de reserva, indicando a intenção do tribunal de armazenar aprovados para convocações futuras quando necessário.

Mas a situação continua indefinida devido à possibilidade de não prorrogar o concurso para técnicos e analistas em várias áreas e ao apoio da Alerj aos aprovados da seleção anterior que protestam contra a posição do TJ RJ.

O dia da inscrição será informado no site www.concursos.com.br.  Acesse o site diariamente para não perder o prazo da inscrição.

Entre em contato pelo WhatsApp (31) 98964-5774 para receber 1 milhão de questões em PDF gratuitamente.

Seja avisado pelo whatsapp sobre novos concursos em sua cidade. Clique aqui para ser avisado pelo whatsapp!

Link de inscrição do concurso TJ RJ

Edital do concurso TJ RJ

Baixe agora o PDF 5.000 Questões do concurso TJ RJ pelo whatsapp.

Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento deste concurso:

Apostila Concursos:
www.editorasolucao.com.br

© Copyright 2014 - 2024 Concursos.com.br