Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso TJ-RJ:

Concurso sairá devido 600 aposentadorias de servidores

Por Emerson Fernandes | Publicado em 20/05/2019 às 22h02 | Atualizado em 23/05/2019 às 15h29

Compartilhe:

Nos dois últimos anos foram 600 aposentadorias registradas no TJ-RJ, sendo assim, para conter o déficit, serão convocados os aprovados nos concursos em validade, como também, a preparação para a abertura de um novo edital para concurso público.

Os dados foram publicados no jornal O Globo, em uma entrevista concedida pelo presidente do tribunal, o desembargador Claudio de Mello Tavares.

Segundo o desembargador, foram convocados 191 profissionais e serão convocados mais 109 aprovados. Ele informou que existe 11 milhões de processos e apenas 689 juízes e 180 desembargadores, o que torna o trabalho inviável.

Existem medidas sendo tomadas para suavizar esses números desproporcionais, como a digitalização dos processos em Primeira Instância que estejam em fase de conclusão. Essa medida fez com que o número de pessoas que se dirigem ao Fórum diminua de forma significativa.

Após serem realizadas todas as convocações dos aprovados, Tavares pretende abrir um novo concurso para serventuários, técnicos e analistas judiciários. Espera-se que o novo edital seja lançado até o final deste ano.

Não foi divulgado o número de vagas que serão ofertadas no novo edital, mas é provável que sejam contempladas as mesmas carreiras do último concurso, realizado em 2014, onde foram abertas 208 vagas, sendo 118 para analista e 90 para técnico judiciário.

Um técnico judiciário recebe salário de R$5.100,06 e para concorrer a uma vaga é necessário possuir apenas nível médio de escolaridade. O analista tem salário de R$7.603,89 e para concorrer uma vaga é necessário possuir nível superior de escolaridade.

Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso TJ-RJ: