Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso TJ MS:

Banca definida para novo concurso do TJ MS, mas edital somente em 2026

O presidente anuncia a comissão organizadora do próximo concurso do TJ MS e informa que a seleção está prevista para ocorrer apenas em 2026. Veja mais informações!

Por Emerson Fernandes | Publicado em 10/09/2025 às 10h24

Compartilhe:

O desembargador Dorival Renato Pavan, presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, anunciou que a banca organizadora do próximo concurso do TJ MS já está escolhida. Ele informou que a Fundação Getulio Vargas (FGV) será responsável pela condução do certame, que acontecerá apenas em 2026 e oferecerá oportunidades para servidores.

A declaração foi feita em 5 de setembro, durante a cerimônia pelos 190 anos da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul, conforme reportado pelo portal Campo Grande News.

Apesar da aprovação pela Assembleia Legislativa para a criação de 160 vagas, o concurso não será viabilizado em 2025. O presidente explicou que, embora o edital esteja em fase de elaboração, a realização depende do calendário da FGV. "Não conseguiremos realizar este ano, será no ano seguinte. A data exata ainda depende da disponibilidade da Fundação, mas está previsto para o próximo ano", afirmou Pavan. A FGV tem compromissos com outros concursos, como o Concurso Nacional Unificado (CNU 2025) e o concurso TJ RJ, o que impede a realização do concurso TJ MS em 2025 devido à falta de datas no calendário da banca.

Lei sancionada cria 160 vagas para o concurso TJ MS

Após a aprovação pela Assembleia Legislativa, o governador Eduardo Riedel oficializou a Lei nº 6.467 no início de setembro, estabelecendo 160 novos cargos a serem preenchidos no próximo concurso do TJ MS.

Essas vagas serão distribuídas entre a Secretaria do Tribunal de Justiça e as comarcas do Estado, conforme segue:

- 150 vagas efetivas para analista judiciário (PJJU-1);
- 10 vagas efetivas para técnico de nível superior (PJNS-1), na função de enfermeiro, especialidade Enfermagem.

A sanção dessa lei é um passo importante para as futuras nomeações do concurso anterior, além de possibilitar a realização da nova seleção.

Concurso anterior do TJ MS formou cadastro de reserva

Conforme o tribunal, o certame de 2024 foi aberto para formação de cadastro de reserva, sem que houvesse cargos vagos suficientes para nomeações. A criação de novas vagas é essencial para manter a eficácia do tribunal perante o aumento da demanda por serviços.

O desembargador Dorival Renato Pavan justificou a proposta com base na necessidade de repor e ampliar o quadro de servidores, assegurando a continuidade e eficiência das atividades do Poder Judiciário. Mesmo com aprovados do concurso de 2024, o TJ MS já confirmou a abertura de uma nova seleção com cargos inéditos, incluindo a área de Enfermagem, que não constava no último edital.

Uma comissão foi formada em março deste ano para cuidar dos preparativos e procedimentos administrativos do próximo concurso.

Último concurso TJ MS ofereceu vagas em cadastro de reserva

O mais recente concurso do TJ MS, realizado em 2024, disponibilizou 860 vagas em cadastro de reserva para analistas e técnicos judiciários.

Distribuição das vagas para analista judiciário:

- Área Meio: 350 vagas
- Área Fim: 150 vagas

Distribuição das vagas para técnico judiciário:

- Analista de sistemas computacionais - várias especialidades: 145 vagas
- Analista técnico-contábil: 20 vagas
- Antropólogo: 10 vagas
- Arquiteto: 10 vagas
- Arquivista: 10 vagas
- Assistente Social: 40 vagas
- Bibliotecário: 10 vagas
- Engenheiro civil: 20 vagas
- Engenheiro eletricista: 20 vagas
- Estatístico: 10 vagas
- Médico: 5 vagas
- Jornalista: 10 vagas
- Nutricionista: 5 vagas
- Odontólogo: 5 vagas
- Psicólogo: 40 vagas

Todos os cargos exigem nível superior, com salários iniciais a partir de R$7.960,97, podendo chegar a R$14.156,80 no auge da carreira.

O concurso recebeu 26.725 inscrições, destacando-se o cargo de analista judiciário da área Fim, com 11.937 inscritos. A avaliação consistiu em prova objetiva organizada pela Fundação Getulio Vargas (FGV), composta por:

- Conhecimentos básicos: 20 questões (15 de Língua Portuguesa e 5 de Noções de Legislação)
- Conhecimentos específicos: 40 questões

Para aprovação, era necessário acertar pelo menos 20 questões de Conhecimentos Específicos e totalizar 30 pontos na prova objetiva.

Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso TJ MS: