TJ - GO

Entidades cobram um novo edital de Concurso Público TJ-GO para juízes

12/08/2020 11h14 - Atualizado em 17/08/2020 10h36

Facebook - https://www.concursos.com.br/concurso-previsto/tj-go/entidades-cobram-um-novo-edital-de-concurso-publico-tj-go-para-juizes.html Twitter - https://www.concursos.com.br/concurso-previsto/tj-go/entidades-cobram-um-novo-edital-de-concurso-publico-tj-go-para-juizes.html Google Plus - https://www.concursos.com.br/concurso-previsto/tj-go/entidades-cobram-um-novo-edital-de-concurso-publico-tj-go-para-juizes.html
Facebook - https://www.concursos.com.br/concurso-previsto/tj-go/entidades-cobram-um-novo-edital-de-concurso-publico-tj-go-para-juizes.html Twitter - https://www.concursos.com.br/concurso-previsto/tj-go/entidades-cobram-um-novo-edital-de-concurso-publico-tj-go-para-juizes.html Google Plus - https://www.concursos.com.br/concurso-previsto/tj-go/entidades-cobram-um-novo-edital-de-concurso-publico-tj-go-para-juizes.html Whatsapp - https://www.concursos.com.br/concurso-previsto/tj-go/entidades-cobram-um-novo-edital-de-concurso-publico-tj-go-para-juizes.html
A Ordem dos Advogados (seção goiana) e a Associação de Magistrados do Estado (Asmego) enviaram um requerimento à presidência do Tribunal de Justiça de Goiás cobrando o lançamento de um novo edital de concurso para ingresso na magistratura. Na solicitação foi requisitada uma audiência virtual para tratar da abertura do concurso para juízes.

De acordo com o documento, o Tribunal, tem o prazo de 10 dias para se manifestar. Os preparativos para o novo concurso TJ GO estavam adiantados e banca organizadora já tinha sido escolhida, seria a Carlos Chagas (FCC).

A FCC ficaria responsável pelas principais etapas da seleção, tais como, o recebimento das inscrições e a realização das provas objetivas. Mas, no dia 13 de abril foi editado o Decreto Judiciário nº 767/2020 m decorrência do novo Coronovírus. Ele prevê restrições orçamentárias e financeiras impostas pela Covid-19, além de criar o Plano de Contingenciamento de Despesas no âmbito do Poder Judiciário.

Com isso, não é permitida a abertura de novos concursos públicos e os editais em cursos foram suspensos, assim como o de serventias extrajudiciais. Existe também a Lei Complementar nº 173/2020, referente ao Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus na União, nos estados, municípios e no Distrito Federal. Mas, para receber o auxílio financeiro do governo federal, os entes federativos, devem atender algumas contrapartidas.

Os estados e municípios que receberam o benefício ficam proibidos de realizar novos concursos públicos até dezembro de 2021, exceto para repor cargos efetivos que estão vagos, somente com vacância confirmada.

Baseando-se na Lei Complementar 173/2020, a Asmego e a OAB de Goiás informam que não existe impedimento legal para a realização do concurso para os cargos da magistratura.

De acordo com as entidades, a disponibilidade orçamentária poderá ser verificada antes das nomeações dos candidatos aprovados, pois, a conclusão do concurso do concurso TJ GO, com diversas etapas, se dará apenas no próximo exercício financeiro. Podendo ainda, ser utilizado o prazo de validade de dois anos, prorrogável por igual período, para que as nomeações sejam efetivadas. Isso consta no requerimento encaminhado à presidência do tribunal.

A Asmego e a OAB de Goiás propõem que seja realizada uma alteração no Decreto Judiciário 767/2020, no que diz respeito a vedação de concursos, para que seja permitida a continuidade da nova seleção para juízes substitutos.

As entidades chamaram atenção ainda para a carência de magistrados em diversas comarcas do interior do Estado. Quadro que podem agravar ainda mais com o passar do tempo. Até maio, foram registrados 100 cargos vagos de magistrados, sendo 47 de juízes substitutos, de acordo com o portal da Transparência do TJ GO.

O dia da inscrição será informado no site www.concursos.com.br.  Acesse o site diariamente para não perder o prazo da inscrição.

Nossa equipe de professores desenvolveu um DVD contendo mais de 500 mil questões para concursos públicos. Pague quando receber pelos correios. Por apenas R$ 49,90. Se não gostar basta devolver em até 7 dias do recebimento.

Solicite seu DVD XProvas - 500 mil Questões de Concursos no formulário abaixo:

© Copyright 2014 - 2020 Concursos.com.br