Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso SEDF:

Concurso SEDF: Edital pode ser divulgado até sexta-feira, 29, segundo secretária

A Secretaria de Educação anunciou que o edital para o concurso de contratação de professores temporários da SEDF será publicado nesta semana. Confira!

Por Emerson Fernandes | Publicado em 25/08/2025 às 18h15

Compartilhe:

Hélvia Paranaguá, que ocupa o cargo de secretária de Educação do Distrito Federal, mencionou que o edital para o novo concurso SEDF voltado para temporários deve ser lançado até a próxima sexta-feira, dia 29 de agosto.

Em uma interação nas redes sociais com um usuário que questionou o prazo de publicação, Hélvia afirmou: "vamos divulgar no início da semana".

Assim, a expectativa é que o edital seja publicado nos próximos dias no Diário Oficial do Distrito Federal.

A princípio, a secretária tinha indicado que a publicação do edital ocorreria até 15 de agosto. Contudo, pouco antes dessa data, o governo divulgou a Portaria Conjunta nº 40, de 6 de agosto de 2025, que alterou os critérios para a carreira de magistério público no Distrito Federal.

A Secretaria de Educação explicou que, devido a essas mudanças, foi necessário realizar ajustes, o que resultou no adiamento do edital.

Com o novo prazo mencionado pela secretária, há a possibilidade de que as correções já tenham sido finalizadas. A própria SEDF já havia declarado que estava trabalhando para que o edital fosse publicado o mais rapidamente possível.

O Instituto Quadrix, que foi selecionado como a banca organizadora do concurso, já preparou a página para inscrições e para disponibilizar os documentos principais da seleção.

O concurso busca formar um banco de professores substitutos para a rede de ensino do Distrito Federal para o ano letivo de 2026.

Isso implica que os aprovados poderão ser chamados durante todo o período de validade do concurso, que durará um ano, com a possibilidade de prorrogação por mais um ano, conforme a necessidade do setor.

As vagas serão para as seguintes áreas de ensino:

Administração; Arquitetura; Artes; Biologia; Biomedicina; Ciências Naturais; Construção Civil; Contabilidade; Direito; Educação Física; Eletrônica; Eletrotécnica; Enfermagem; Farmácia; Filosofia; Física; Fisioterapia; Gastronomia; Geografia; História; Informática; LEM/Alemão; LEM/Espanhol; LEM/Francês; LEM/Inglês; LEM/Japonês; Letras Libras; Língua Portuguesa; Matemática; Música; Nutrição; Odontologia; Pedagogia; Psicologia; Química; Radiologia; Sociologia; e Telecomunicações.

Para participar, é necessário ter nível superior de licenciatura plena ou bacharelado/tecnólogo na área correspondente. O salário oferecido será de R$6.427,71.

Os professores atuarão em locais organizados por bancos ligados às seguintes Coordenações Regionais de Ensino: Brazlândia, Ceilândia, Gama, Guará, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Planaltina, Plano Piloto, Recanto das Emas, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião, Sobradinho e Taguatinga.

Essas informações estão no projeto básico do concurso, que serve como referência para o edital, ao qual a reportagem teve acesso.

O concurso SEDF para temporários incluirá provas objetivas, que estão previstas para novembro, conforme adiantou a secretária Hélvia.

Para a área de Pedagogia, as provas devem ocorrer em horário diferente das outras áreas.

Os participantes responderão a 120 questões, com opções de 'certo' ou 'errado', divididas em 20 de Conhecimentos Básicos, 50 de Conhecimentos Complementares e 50 de Conhecimentos Específicos.

A área de Música terá uma prova prática adicional. Para a Educação Especial, haverá uma análise documental.

A Secretaria de Educação do Distrito Federal também planeja um novo concurso para efetivos. Hélvia Paranaguá mencionou que o edital está previsto para abril de 2026.

"O concurso para efetivos, que foi acordado em negociações, terá seu edital publicado em abril de 2026". Essa informação já havia sido antecipada na proposta do Governo do Distrito Federal para encerrar a greve dos professores em junho.

A proposta também incluía a extensão do edital de 2022 (vigente até 27 de julho) por mais dois anos, a reestruturação da tabela de titulação e a nomeação de pelo menos 3 mil aprovados até dezembro deste ano.

O último concurso para efetivos da Secretaria de Educação do Distrito Federal foi realizado em 2022, com 4.254 vagas imediatas e cadastro de reserva.

Segundo a secretária, haverá mais convocações de professores até dezembro.

"Firmamos um acordo para que, até dezembro, tenhamos 3 mil novos professores nomeados. Pode começar antes? Pode, mas o compromisso é que até dezembro ocorram mais 3 mil nomeações", afirmou Hélvia Paranaguá. Quer se manter informado sobre concursos no Centro-Oeste e em todo o Brasil? Entre no grupo do WhatsApp e fique atualizado. Acesse aqui!

Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso SEDF: