Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento deste concurso:

Novo Concurso da Secult PB: Edital previsto para março

O Secretário de Administração anunciou que o edital para o novo concurso da Secult PB será publicado até março. Confira os detalhes!

Por Emerson Almeida - Publicado em:

O novo edital do concurso da Secretaria de Cultura da Paraíba (Secult PB) deverá ser lançado até março, conforme anunciado por Tibério Limeira, secretário estadual de Administração da Paraíba.

Durante uma entrevista à rádio Arapuan FM no dia 13 de janeiro, o secretário esclareceu que a divulgação do edital ocorrerá logo após a seleção da banca organizadora, que atualmente está em processo de escolha.

Baixe agora 5.000 Questões do Concurso Secult PB.

Além do certame da Secult, o governo também está preparando um concurso para a área da Educação, com mais de 2 mil oportunidades destinadas ao magistério. A mesma banca será responsável por ambas as seleções.

"Assim que finalizarmos a escolha da banca, iremos lançar os concursos da Cultura, que contará com aproximadamente 40 vagas, e da Educação, que terá mais de 2 mil vagas para professores. Com certeza, o edital será publicado nos primeiros três meses do ano", reafirmou o secretário. Inicialmente, a expectativa era que o edital da Cultura da Paraíba fosse divulgado até o final de 2024, o que não se concretizou.

A expectativa é de que o concurso da Secult PB ofereça 33 vagas, abrangendo áreas como Museologia, Antropologia, Paleontologia, Arqueologia, Arquivologia e outros segmentos artísticos.

Primeiro Concurso Público da Secretaria de Cultura da Paraíba



Este será o primeiro concurso da Secult PB, com cargos estabelecidos pela Lei nº 12.755/2023. A legislação criou 71 cargos nos grupos ocupacionais Administrativo Cultural - Instrumental e Artístico-Cultural Finalístico.

As vagas disponíveis incluem os seguintes cargos:

- Técnico administrativo
- Gestor público
- Analista em gestão cultural em várias áreas
- Antropólogo
- Arqueólogo
- Museólogo
- Paleontólogo
- Restaurador
- Arquivista
- Bibliotecário
- Historiador

Exceto pelo cargo de técnico-administrativo (nível médio), que terá um salário inicial de R$1.953, todos os demais cargos (gestor e analista de nível superior) contarão com vencimentos iniciais de R$3.500.

Concurso da SEE PB Também Previsto para Março



A Secretaria de Educação da Paraíba (SEE PB) também planeja um novo concurso até março. Segundo Tibério Limeira, a previsão é de mais de 2 mil vagas para professores.

Uma comissão já foi formada desde julho do ano passado para gerenciar os trâmites administrativos necessários para a publicação do edital.

Para o concurso ser oficialmente lançado, ainda será necessário contratar uma banca organizadora que ficará responsável por receber as inscrições e administrar as etapas do certame.

O último concurso da SEE PB foi realizado em 2019, oferecendo mil vagas para professores com licenciatura em diversas áreas.

Concurso da Polícia Penal PB Previsto para 2025



A Polícia Penal da Paraíba também está se preparando para um concurso em 2025. O progresso das preparações dependerá da aprovação da Lei Orgânica da Polícia Penal, que estabelecerá informações sobre vagas, requisitos e atribuições do cargo.

"O concurso da Polícia Penal ainda não foi anunciado, nem o número de vagas nem os requisitos. Estamos aguardando a aprovação da Lei Orgânica", enfatizou o secretário Tibério Limeira. Mesmo com essa dependência, o secretário de Administração Penitenciária da Paraíba, João Alves, já mencionou que devem ser oferecidas mil vagas para policiais penais.

Dessas, 500 serão para preenchimento imediato e as outras 500 para a formação de um cadastro de reserva.

Atualmente, o processo de escolha da banca organizadora está em andamento. O Instituto ACCESS foi desclassificado por não demonstrar a capacidade técnica necessária para conduzir o certame.

Baixe agora 5.000 Questões do Concurso Secult PB.

Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento deste concurso:

© Copyright 2014 - 2025 Concursos.com.br