Sindireceita vai cobrar concurso para analista-tributário

A necessidade atual é de pelo menos 500 vagas para o cargo.

Por Emerson Fernandes | Publicado em 19/04/2017 às 09h00 | Atualizado em 24/04/2017 às 14h18

Compartilhe:

O sindicato nacional da categoria (Sindireceita) ficou perplexo ao saber que não foi incluído o pedido de vagas para o cargo de analista-tributário, na solicitação de um novo concurso enviada pela Receita Federal, de modo que, esse irá requerer a revisão da medida, em reunião na Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas do órgão. “Nós tínhamos a garantia do secretário da Receita, Jorge Rachid, de que teria pedido de concurso para analista-tributário”, afirmou Sérgio Ricardo de Castro, diretor de assuntos previdenciários do Sindireceita.

Uma fonte confiável disse que, o envio do pedido de concurso Receita Federal 2017 seria somente para cargos administrativos, e teve como intuito de formular uma proposta que causasse menor impacto orçamentário, uma vez que, a remuneração dos cargos da área fiscal é até quatro vezes maior. Para Sérgio Ricardo, o órgão tem como finalidade aumentar a equivalência de servidores administrativos em relação ao número de fiscais.

De forma que, o sindicalista demonstrou estar extremamente preocupado com essa condição. “Falta gente nas fronteiras, onde só podem trabalhar os analistas-tributários e os auditores. A falta de concurso vai agravar uma situação que já é muito precária”, alertou ele, segundo quem, no momento atual, há menos de mil analistas nas fronteiras, o que é considerado um efetivo muito abaixo do previsto. A defasagem de servidores na Receita já foi apresentada inclusive pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Sérgio Ricardo examinou que seria preciso fazer o pedido de pelo menos 500 vagas para o cargo, a fim de suprir as aposentadorias que provavelmente irão acontecer. Para ele, aproximadamente 15% dos analistas-tributários em atividade já reúnem condições e podem se aposentar a qualquer momento. Isso equivaleria em torno de 1.040 servidores, uma vez que, de acordo com dados apresentados em Março deste ano pela Receita, existem 6.946 analistas-tributários em atividade.