Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso Receita Federal:

Sem concurso, déficit de analista na Receita Federal chega a 10,5 mil

Por Emerson Fernandes | Publicado em 03/09/2021 às 13h38 | Atualizado em 06/09/2021 às 19h55

Compartilhe:

Um novo concurso Receita Federal precisa ser realizado em breve, pois só de analistas-tributários o órgão precisa de mais de 10,5 mil servidores e a situação pode ficar ainda pior, pois, não existe autorização para a realização de um novo concurso. A tabela de cargos foi atualizada recentemente pelo Ministério da Economia.

Com um déficit de Ministério da Economia , as atividades do órgão estão sendo prejudicadas. Hoje são 6.053 cargos ocupados e 10.587 cargos vagos. Um detalhe importante é que os mais 10 mil servidores que faltam é somando apenas a carreira de analista. Pois, faltam ainda mais de 12 mil servidores para a carreira de auditor-fiscal da Receita Federal.

Um novo ofício foi confirmado em abril, solicitando um novo concurso Receita Federal para provimento de 699 vagas nas carreiras de auditor e analista, sendo: 469 vagas para analista-tributário e 230 vagas para auditor-fiscal.

Mas, o pedido já havia sido readequado, pois, o pedido anterior era para mais de 3 mil vagas em 2020, mas não recebeu aval. O pedido era para profissionais dos níveis médio e superior.

Mas, esse pedido não será suficiente para preencher todas as vacâncias, visto que, as vagas para analistas e auditores, juntos somam mais de 20 mil cargos vagos, sendo 10.587 vagas de analistas e 12.314 de auditores, totalizando 22.901 cargos vagos.

Os últimos concursos de auditor e analista da Receita Federal foram realizados em 2014 e 2012, respectivamente e a banca organizadora foi a Esaf. Mesmo com poucas chances, ainda existe a possibilidade do edital do concurso Receita Federal ser publicado em setembro.

O prazo foi dado pela Administração do órgão e do Sindifisco Nacional. Mas, para que o edital seja publicado, ele precisa da autorização do Ministério da Economia. A intenção do órgão era realizar o concurso ainda este ano, mas houve um adiamento dessa previsão com um atraso na autorização e nas tratativas com o governo.

Mesmo não havendo tempo hábil para realizar as nomeações em 2021, o concurso ainda segue previsto para este ano. A expectativa é de que o edital seja publicado em setembro e nomeações ocorram no primeiro trimestre de 2022, informou o Sindifisco.

Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso Receita Federal: