Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso Receita Federal:

Novo Concurso Receita Federal voltou a ser tema de debate na Economia

Por Emerson Fernandes | Publicado em 04/12/2020 às 02h23 | Atualizado em 04/12/2020 às 11h51

Compartilhe:

O pedido de concurso Receita Federal voltou a ser tema de debate em reunião com o Ministério da Economia (ME). Sem realizar com concurso há vários anos, o número de cargos vagos só aumenta e a situação está preocupante. A Diretoria Nacional do Sindireceita se reuniu na última semana com o secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal (SGP/SEDGG/ME), Wagner Lenhart, e sua equipe.

No encontro foram discutidos temas como: Reforma Administrativa, Decreto de atribuições da carreira Tributária e Aduaneira, Negociação salarial, Planejamento de concurso público e Alteração da MP nº 2.174-28, de 24/08/2001. O secretário-geral do Sindireceita, André Luiz Fernandes disse na reunião que por falta de realização de concurso nos últimos anos e o aumento das aposentadorias, a quantidade de servidores só tem aumentado.

Geraldo Seixas, presidente do Sindireceita informou que as propostas de carreira estabelecidas no debate ganharão mais efetividade com a realização do planejamento para a realização de concursos públicos. De acordo com Luiz Fernandes é preciso considerar os processos de trabalho já mapeados como critério para realização de concursos, pois, eles fornecem os parâmetros para o aprimoramento da instituição, além de fornecer as informações sobre a definição do quantitativo de cargos necessários para as novas contratações.

O Secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal disse que compreende a necessidade de inversão da pirâmide e que novos concursos devem se apoiar em perspectivas futuras. Mas, durante a reunião não foi dado nenhum prazo e nem se falou sobre a autorização do Ministério da Economia em relação as vagas que estão em análise.

Em um levantamento foi contato que o órgão já contabilizou mais de 20 mil saídas. Mas, esse quantitativo de saídas é referente apenas aos cargos de auditor e analista, ambos de nível superior.

Os dados do Governo federal do mês de julho apontam que o número de cargos vagos é de 22.715, somando as carreiras de auditor e analista. As duas funções possuem cerca de 37% de cargos ocupados. Na função de Analista-tributário da Receita Federal existem 10.512 e apenas 6.154 ocupados. Já na carreira de Auditor-fiscal da Receita Federal, são 12.203 cargos vagas e 8.205 cargos ocupados.

Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso Receita Federal: