Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso PM - TO:

Governador anuncia novo Concurso PM-TO para oficiais com 30 vagas

Por Emerson Fernandes | Publicado em 18/01/2021 às 23h27 | Atualizado em 19/01/2021 às 10h24

Compartilhe:

O governador do Tocantins, Mauro Carlesse autorizou o início dos preparativos do concurso do novo concurso PM TO, que irá ofertar 30 vagas de oficiais. O próprio Governo do Tocantins anunciou o concurso e ainda fez o registro da assinatura do governador, além de anunciar que a comissão organizadora já está formada.

Ainda segundo o anúncio, as oportunidades serão para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar do Tocantins (PMTO). O governador disse que o governo está trabalhando de forma planejada e com responsabilidade no objetivo de recuperar as finanças do Estado para melhorar a qualidade de vida da população. As ações possibilitam que o estado possa dar mais suporte a Polícia Militar e o concurso para a formação de novos oficiais é um grande necessidade para a instituição e para os profissionais que queiram entrar para o serviço público, concluiu o governador.

De acordo com o governo, o concurso PM TO para o curso de oficiais já possui comissão organizadora formada. O grupo é composto por cinco policiais militares e foi designado pela portaria n° 001/2021-QCG. A PM TO informou que o CFO da corporação, visa a formação de policiais militares para o exercício das funções de chefia, comando e execução dos diversos serviços e atividades inerentes à PMTO. Durante o CFO, aluno é chamado de cadete.

Os quadros e especialidades de oficiais são os seguintes:
QOSPM – Quadro de Oficiais de Saúde. Este é formado por oficiais de formação superior, admitidos mediante concurso público específico, nas áreas de Psicologia, Nutrição, Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Medicina, Odontologia, Serviço Social, Bioquímica ou Biomedicina, Enfermagem e Farmácia. Eles iniciam suas carreiras no Posto de 2ª Tenente, podendo alcançar o posto de coronel.

QOEPM - Quadro de Oficiais Especialistas. Este é formado por oficiais de formação superior, admitidos mediante concurso público específico, nas áreas Tecnologia da Informação, Teologia, Direito, Economia, Administração, Ciências Contábeis, Pedagogia e Engenharia. Eles iniciam suas carreiras no posto de 2º Tenente, com possibilidade de chegar ao posto de major.

QOMPM - Quadro de Oficiais Músicos. Este é formado formado por oficiais habilitados em Curso de Habilitação de Oficiais Músicos (CHOM), contratados por meio se aprovação em seleção específica, dentre os Subtenentes e Sargentos do QPE (Quadro de Praças Especialistas), podendo alcançar o Posto de Major.

QOAPM - Quadro de Oficiais de Administração. O grupo é formado por Oficiais que possuem Curso de Habilitação de Oficiais de Administração (CHOA), admitidos mediante seleção específica, dentre os Subtenentes e Sargentos do QPPM (Quadro de Praças Policiais Militares) habilitados em Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS), podendo alcançar até o Posto de Major.

QOPM - Quadro de Oficiais Policiais Militares. Este é composto por oficiais da carreira de combatentes, também diplomados em Curso de Formação de Oficiais (CFO), realizado em Academia de Polícia Militar ou ainda em Unidade de Ensino Militar equivalente. Esses profissionais iniciam suas carreiras no Posto de 2º Tenente, após o aspirantado, com possibilidade de alcançar o posto de coronel.

O coronel Jaizon Veras Barbosa, Comandante-geral da PMTO falou sobre a necessidade de realizar um novo concurso para suprir a demanda da segurança pública estadual. De acordo com ele, esse é um concurso muito esperado pela população tocantinense, tanto pela segurança pública quanto pela oportunidade de se tornar um policial militar.

O chefe do Estado-Maior da PMTO e presidente da comissão, o coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça falou sobre o novo concurso e do início dos trabalhos da comissão organizadora. De acordo com ele, a comissão está empenhada em trabalhar da forma mais séria, transparente e ágil possível, para que a realização do concurso não sofra atrasos e o edital seja publicado o mais rápido possível.

Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso PM - TO: