Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso PM SP:

Novo edital para Concurso da PM SP: vagas para oficiais de saúde autorizadas

Governador aprova novo concurso para a PM de SP, que incluirá vagas no setor de Saúde. Veja todos os detalhes da seleção!

Por Emerson Fernandes | Publicado em 21/03/2025 às 12h20

Compartilhe:

O governador Tarcísio de Freitas deu o sinal verde para a realização de um novo concurso da Polícia Militar de São Paulo, que disponibilizará 36 vagas para o cargo de 2º tenente médico do Quadro de Oficiais de Saúde (QOS).

A autorização foi divulgada no Diário Oficial do Estado na última sexta-feira, dia 21, embora o documento não tenha detalhado as especializações médicas que serão incluídas na seleção. De acordo com as informações, a posse dos candidatos aprovados deve ocorrer a partir de junho de 2026.

A seleção será voltada para profissionais com formação superior em Medicina, oferecendo um salário inicial de R$9.401,61, além de diversos benefícios.

Os próximos passos para a realização do concurso incluem a formação da comissão organizadora e a seleção da banca responsável pela aplicação das provas.

A entidade escolhida será encarregada de gerenciar as inscrições e conduzir as etapas principais, como as avaliações escritas. No último concurso, realizado em 2022, a Fundação Getulio Vargas (FGV) foi a responsável pela organização.

É importante ressaltar que, na semana anterior, também foi autorizada a realização de um concurso da PM SP com 170 vagas para aluno-oficial e 2º tenente músico. A comissão organizadora já está em funcionamento e os preparativos devem progredir em breve.

Especialidades do Último Concurso PM SP na Área da Saúde



Em 2022, o edital do concurso da PM SP para a área da Saúde ofereceu 75 vagas para o cargo de PM estagiário, com oportunidades para candidatos com formação superior nas seguintes especialidades:

- 41 médicos;
- 26 dentistas;
- 2 veterinários;
- 6 farmacêuticos.

Das 41 vagas destinadas aos tenentes médicos, as especialidades disponíveis foram:

- Anestesiologia - 7 vagas;
- Cancerologia Clínica - 2 vagas;
- Cirurgia do Aparelho Digestivo - 1 vaga;
- Cirurgia Geral - 2 vagas;
- Clínico Geral (Clínica Médica + SPA) - 9 vagas;
- Endoscopia - 1 vaga;
- Especialista em Cirurgia de Coluna (Ortopedia e Traumatologia ou Neurocirurgia) - 1 vaga;
- Hematologia e Hemoterapia - 1 vaga;
- Infectologia - 1 vaga;
- Medicina Física e Reabilitação - 1 vaga;
- Medicina Intensiva (UTI) - 4 vagas;
- Médico Generalista - 3 vagas;
- Nefrologia - 2 vagas;
- Neurologia Clínica - 1 vaga;
- Psiquiatria - 4 vagas;
- Urologia - 1 vaga.

O edital estabelecia que os candidatos deveriam ter concluído um curso superior na área correspondente ao cargo desejado ou possuir habilitação legal equivalente. Além disso, era exigido o registro regular no respectivo Conselho Regional e a apresentação de inscrição regularizada no Conselho Regional do Estado de São Paulo no momento da posse.

Novo Concurso PM SP para Soldados Previsto



A Polícia Militar de São Paulo já protocolou um pedido para a realização de um novo concurso público visando preencher vagas para soldados.

Esse pedido foi enviado ao governador Tarcísio de Freitas em 2024 e atualmente está sob análise.

Em janeiro, o capitão Bruno Scalco, que atua na Seção de Gestão e Coordenação de Concursos da PM SP, informou que a corporação aguarda a autorização oficial para iniciar os trâmites do concurso.

"Os novos pedidos de autorização para concursos foram encaminhados ainda em 2024. Estamos aguardando as decisões finais e as respectivas publicações no Diário Oficial do Estado", declarou o representante da corporação. O número exato de vagas solicitado ainda não foi divulgado, mas nos últimos anos, o governo estadual tem autorizado o preenchimento de 5.400 vagas para a função de soldado, exigindo nível médio.

Essa demanda é geralmente dividida em dois editais, cada um com 2.700 vagas para o cargo de soldado de 2ª classe, com expectativa de ingresso no ano seguinte à realização do concurso.

Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso PM SP: