Está autorizado o Concurso PM-PE de soldado e oficial com 2.580 vagas

Por Emerson Fernandes | Publicado em 15/09/2022 às 01h37 | Atualizado em 15/09/2022 às 15h47

Compartilhe:

O concurso para Polícia Militar (PM PE), que irá ofertar 2.580 vagas foi autorizado na última quinta-feira (08) pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara. As oportunidades são para os cargos de Oficiais: 180 vagas e Soldados (praças): 2.400 vagas.

Para concorrer a carreira de soldado da Polícia Militar de Pernambuco é necessário possuir nível médio completo, altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres, além de Carteira Nacional de Habilitação. Os interessados na carreira de oficial devem possuir nível superior em Direito.

De acordo com a Lei Complementar 498/2022 sancionada em julho, a idade máxima para soldados e oficiais aumentou para 30 anos. Para a carreira de oficial médico, a idade máxima é de 35 anos.

Ainda não foram informados quais serão os salários dos profissionais aprovados. O governo prevê que o edital será publicado ainda este ano, pois com a autorização para realização do concurso, ficam faltando apenas os últimos preparativos antes da publicação do documento.

Ainda falta escolher e contratar a banca organizadora do concurso, que ficará responsável pelas principais etapas da seleção, tais como o recebimento das inscrições e aplicação das provas objetivas.

Foram autorizados também concursos para o Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Científica, que ao todo serão disponibilizadas 4.741 vagas. O governador Paulo Câmara disse que com os novos servidores, haverá uma grande redução dos índices de criminalidade no Estado.

O último concurso PM e Bombeiros PE foi realizado há quatro anos e ofertou 580 vagas, sendo 80 para oficiais (sendo 60 para Polícia Militar e 20 para o Corpo de Bombeiros) e 500 para soldados da Polícia Militar, de nível médio. A expectativa é de que o edital do novo concurso PM PE seja publicado ainda em 2022.