Secretário diz que novo Concurso PGE-AL deve sair entre maio e junho

Por Emerson Fernandes | Publicado em 30/01/2021 às 16h47 | Atualizado em 01/02/2021 às 13h07

Compartilhe:

O secretário de Planejamento de Gestão e Patrimônio do Estado, Fabrício Marques Santos informou por meio de entrevista nesta quinta-feira (28), que novo concurso para a Procuradoria Geral de Alagoas (PGE AL) deve ter edital publicado entre o final de maio e o início de junho. O concurso irá ofertar 15 vagas para procuradores do Estado.

Fabrício informou que concurso para PGE AL é muito complexo e envolve etapas distintas de outras seleções, como a prova oral, por exemplo. Portanto, há uma maior necessidade de tempo para preparar toda a estrutura. Ainda de acordo com o secretário, o Conselho dos Procuradores ainda deverá indicar os representares que irão integrar as bancas examinadoras, que ficarão responsáveis pela elaboração das provas e a correção delas, além de atuarem nas provas orais.

O secretário informou ainda que as primeiras provas do concurso serão realizadas 90 dias após a publicação do edital, no primeiro domingo após a divulgação do documento. Segundo o regulamento do concurso PGE AL, a seleção será composta por provas objetivas, discursivas, orais e de títulos.

A carreira de procurador do Estado de Alagoas exige nível superior em Direito, com registro de advogado na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O edital do último concurso PGE AL não exigiu a comprovação da atividade jurídica.

O salário inicial de um procurador é de R$30.404,42. Esse valor foi confirmado pela Assessoria de Imprensa da Procuradoria. Três bancas foram contatadas pela Procuradoria Geral de Alagoas para realizar o concurso PGE AL, são elas: Fundação Vunesp, Cebraspe e Fundação Carlos Chagas (FCC).

O secretário de Planejamento de Gestão e Patrimônio do Estado falou por meio de entrevista que a contratação do Cebraspe é caminho mais natural para realização dos concursos. Ele disse ainda que a banca de Brasília já possui modelos de editais prontos e realizou concursos anteriores no Estado.

Mas, a contratação do Cebraspe ainda não foi confirmada. O secretário informou ainda que a empresa de Brasília não necessariamente realizará todos os concursos previstos para Alagoas em 2021.

Quando a banca for escolhida seu nome será publicado no Diário Oficial do Estado. Um novo concurso, com 15 vagas imediatas para o cargo de procurador da Procuradoria Geral do Estado (PGE AL) foi autorizado pelo governador Renan Filho. Aval foi publicado no dia 13 de janeiro no Diário Oficial.