Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso PC-SP:

Sindpesp diz que 250 novos delegados não diminuirão o déficit da PC-SP

Por Emerson Fernandes | Publicado em 14/02/2020 às 12h04 | Atualizado em 17/02/2020 às 11h41

Compartilhe:

A Polícia Civil de São Paulo nomeou no início de fevereiro, 250 delegados aprovados no concurso PC SP de 2018, mas esse quantitativo ainda é considerado muito pequeno levando em consideração que corporação possui mais de 900 postos vagos. Esses dados são referentes ao mês de janeiro de 2020 e foram coletados pelo Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp).

De acordo com o presidente do Sindicato, Raquel Kobashi Gallinati, a nomeação é o primeiro passo, mas a cobrança pelas convocações dos aprovados para os cargos de investigadores e os remanescentes dos concursos de 2018, continua. Faltam 13.137 policiais civis em São Paulo, de acordo com informações de janeiro.

Com 3.599 cargos vagos, o cargo de investigador é que possui o maior déficit. Em segundo lugar fica o cargo de escrivão, com 2.846 vagas em aberto. Em terceiro lugar está a carreira de delegado. De acordo com sistema do Sindpesp que apresenta os cargos vagos da Polícia Civil (Defasômetro) a carência ainda deve aumentar nos próximos meses, isso porque, foram protocolados cerca de 836 pedidos de aposentadoria, apenas no primeiro mês de 2020.

Rafael comentou que devemos ficar torcendo para que governador cumpra com as suas promessas de campanha e reestruture os quadros da Polícia Civil, que há mais de 20 anos está sofrendo com falta de investimentos. João Dória autorizou a realização de um novo concurso Polícia Civil SP com 2.939 vagas, sendo 1.600 vagas para escrivão, 189 de médico legista, 900 de investigador e 250 para delegado. Todas as oportunidades são para profissionais de nível superior.

De acordo com a Assessoria de Imprensa da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) a contratação da banca organizadora da seleção está em andamento. A Pasta informou que os projetos dos editais já estão sendo elaborados, bem como, a escolha dos integrantes da comissão organizadora.

A secretaria já havia divulgado em 2019, que os editais do novo concurso PC-SP seriam publicados somente em 2020 e os provimentos dos cargos estão previstos para acontecerem este ano. De acordo com a SSP-SP, o objetivo é realizar concursos anuais para as Polícias Civil e Militar, respeitando a disponibilidade orçamentária da instituição.

O governador João Doria anunciou em 2019 um aumento salarial 5% para os policiais civis, miliares técnico-científicos do Estado, que também vale para segurança penitenciária, escolta e vigilância penitenciária. Os profissionais terão direito ainda aos benefícios de adicional de insalubridade, auxílio-alimentação (o valor será de R$796,00 variando conforme a jornada de trabalho), assistência jurídica e ampliação do programa de bonificação. Esses benefícios fazem parte das medidas de valorização dos servidores da Segurança Pública.

Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso PC-SP: