Na edição do Diário Oficial do Estado publicada na última segunda-feira, 6 de janeiro, foi divulgado um termo aditivo relacionado à banca Fundatec para o concurso de Delegados da Polícia Civil do Rio Grande do Sul.
O governador Eduardo Leite autorizou a abertura de um novo edital que prevê 30 vagas para a função.
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Mas a grande questão é: a banca responsável pela organização do concurso já foi confirmada? A Fundatec realmente conduzirá a seleção?
Em contato com a Acadepol da PC RS, foi esclarecido que o aditivo mencionado no Diário Oficial diz respeito ao concurso de delegados realizado em 2017.
Logo, ainda não há uma organizadora definida para o novo edital de delegados, de acordo com as informações da Acadepol.
É importante ressaltar que, apesar da autorização, o concurso para delegados da PC RS ainda não conta com uma comissão designada para tratar dos aspectos técnicos e administrativos da nova seleção.
"Ao se referir ao aditivo contratual, mencionamos o contrato nº 51/2017, que tem como objeto o concurso público para a carreira de delegado de polícia, do quadro de pessoal da Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul, realizado em 2018, conforme edital nº 8/2018, modificado pelos editais nº 13/2018 e nº 21/2019. Este contrato não tem relação com futuros concursos públicos que possam ser realizados pela PCRS", informou a Acadepol. Para se candidatar ao cargo de delegado, o interessado deve ter formação superior em Direito e comprovar pelo menos três anos de experiência jurídica.
O salário inicial para o cargo é de R$21.574, podendo chegar a R$29.594,45 ao longo da trajetória profissional.
Concurso da PC RS Também Abrirá Vagas para Agentes
Além das 30 vagas destinadas aos delegados, o concurso da PC RS também oferecerá 720 oportunidades para agentes, nos cargos de escrivão e inspetor.
Para ingressar nessas funções, o candidato deve ter formação superior em qualquer área.
Os salários iniciais para esses cargos são de R$6.748,84, podendo chegar a R$14.724,74 ao final da carreira.
Segundo o governador do Rio Grande do Sul, os aprovados deverão iniciar suas atividades no serviço público a partir de 2026. A previsão é a seguinte:
- Fevereiro de 2026: 160 inspetores, 180 escrivães e 30 delegados;
- Abril de 2026: 180 escrivães e 180 inspetores.
Até o momento, não há uma data estipulada para a publicação do edital.
Como Foi o Último Concurso da PC RS para Delegados?
O concurso de 2017 da PC RS ofereceu 100 vagas e foi organizado pela banca Fundatec. A seleção contou com duas fases.
A primeira fase incluiu provas de conhecimentos, Teste de Aptidão Física (TAF), investigação da vida pregressa e atual, exames médicos e avaliação psicológica.
A segunda fase consistiu em um curso de formação profissional.
As provas objetivas do concurso para delegados abordaram as seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa
- Direito Penal
- Direito Processual Penal
- Direito Administrativo
- Direito Constitucional
- Direito Civil
- Direitos Humanos
- Medicina Legal Judiciária
- Criminologia
Para os cargos de escrivão e inspetor, o último concurso realizado pela PC RS ocorreu em 2017, com 1.200 vagas disponíveis.
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