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Concurso PC RS: banca organizadora é definida para edital com 720 vagas

Com mais de 700 oportunidades disponíveis, o novo concurso da Polícia Civil do Rio Grande do Sul já tem a banca organizadora escolhida para os cargos de inspetor e escrivão. Confira todos os detalhes e prazos!

Por Emerson Almeida - Publicado em:

Foi oficializado que a Fundação de Apoio à Tecnologia da Educação e ao Desenvolvimento (Fundatec) será a responsável pela organização do novo concurso público da Polícia Civil do Rio Grande do Sul (PC RS), que visa preencher um total de 720 vagas nos cargos de inspetor e escrivão. Essa informação foi publicada no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul na sexta-feira, 2 de março de 2023, através de um ato que dispensa a licitação e autoriza a contratação direta da instituição.

Distribuição das Vagas


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As 720 oportunidades serão divididas igualmente entre as duas funções, sendo 360 vagas para o cargo de inspetor de polícia e 360 vagas para o cargo de escrivão de polícia. A expectativa é que o edital do concurso seja publicado em breve, após a assinatura do contrato entre a Fundatec e a PC RS. Essa fase inclui a definição de detalhes cruciais, como o cronograma das etapas do concurso e a elaboração das provas.

Além do concurso para inspetor e escrivão, a Fundatec também foi confirmada como a banca organizadora para o concurso de delegado da Polícia Civil, cujo edital ainda não foi divulgado.

Requisitos e Remuneração


Para se candidatar aos cargos de escrivão e inspetor, os candidatos devem possuir graduação em qualquer área de formação. Já para o cargo de delegado, é imprescindível ter diploma de nível superior em Direito e comprovação de, no mínimo, três anos de atividade jurídica, conforme as normas estabelecidas.

De acordo com a Lei Estadual nº 15.837/2022, os policiais civis do estado tiveram um reajuste salarial de 6%, com a remuneração sendo calculada em forma de subsídio. Os vencimentos iniciais para os cargos de inspetor e escrivão são de R$6.748,84, com possibilidade de progressão salarial que pode alcançar até R$14.724,74 ao longo da carreira. Para os delegados, os salários iniciais são de R$21.574, com potencial para atingir R$29.594,45, dependendo da evolução funcional.

Cronograma e Expectativas


Recentemente, a deputada estadual e ex-chefe da Polícia Civil, Nadine Tagliari, mencionou que as primeiras provas do concurso poderiam ser realizadas em junho de 2023, desde que o edital fosse publicado até meados de abril. Ela destacou em suas redes sociais a expectativa de que em um prazo de 30 dias o edital para os cargos de delegado, escrivão e inspetor seria divulgado.

Além disso, uma comissão composta por diversos servidores da Polícia Civil foi designada para coordenar o processo de seleção, garantindo a transparência e a eficiência no decorrer do concurso.

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