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Comissão designada para concurso da Polícia Civil RS com 75 vagas

Com 750 vagas disponíveis e provas agendadas para junho, a comissão organizadora do concurso da PC RS já está formada. Confira os detalhes!

Por Emerson Almeida - Publicado em:

Um avanço significativo foi alcançado em relação à realização do novo concurso da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, que oferece 750 vagas. Na data de hoje, 21 de março, foi divulgada no Diário Oficial a portaria que estabelece a comissão responsável pela organização da seleção para os cargos de delegado, escrivão e inspetor.

A comissão é composta pelos seguintes membros:

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- Elisangela Melo Reghelin, Diretora-Geral da Academia de Polícia Civil, que presidirá a comissão;
- Delegado Antônio Vicente Vargas Nunes, representante da Chefia de Polícia;
- Delegado Daniel Artur Selbach Schmitz, representante do Conselho Superior de Polícia;
- Dra. Anne Pizzato Perrot, representante da Procuradoria-Geral do Estado;
- Dr. Ivan Pareta de Oliveira Júnior, representante da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Rio Grande do Sul.

Esses profissionais serão encarregados de finalizar os preparativos para a divulgação do edital e de monitorar todas as fases do concurso da Polícia Civil gaúcha.

A deputada estadual, delegada e ex-chefe da PC RS, Nadine Tagliari, afirmou que o edital deverá ser lançado em até 30 dias, com as provas marcadas para o mês de junho.

"Em aproximadamente 30 dias, devemos ter o edital para os cargos de delegado, escrivão e inspetor. As provas devem ocorrer em junho", postou a delegada em suas redes sociais. Prepare-se para o concurso da PC RS para inspetor! Acesse aqui e encontre materiais, videoaulas e muito mais!

Apesar do cronograma, ainda não há uma banca organizadora contratada para o concurso. Essa contratação precisa ser finalizada antes da publicação do edital.

A banca será responsável pela recepção das inscrições e pela aplicação das provas aos candidatos.

Concurso da PC RS: distribuição das vagas autorizadas



O novo concurso da Polícia Civil do Rio Grande do Sul recebeu autorização do governador Eduardo Leite em novembro do ano passado. Foram autorizadas 750 vagas, distribuídas da seguinte forma:

- 720 vagas para agentes (escrivães e inspetores);
- 30 vagas para delegados.

Para os cargos de escrivão e inspetor, a exigência é de graduação em qualquer área. Já para o cargo de delegado, é necessário ter diploma em Direito, além de três anos de experiência na área jurídica.

Conforme a Lei Estadual nº 15.837/2022, os salários dos policiais civis foram reajustados em 6%, sendo a remuneração baseada em subsídio.

O salário inicial dos agentes será de R$6.748,84, podendo atingir até R$14.724,74 ao longo da carreira.

Para os delegados, a remuneração será de R$21.574, com possibilidade de alcançar R$29.594,45 durante a trajetória profissional.

Convocações do concurso da PC RS estão previstas para 2026



O Governo do Rio Grande do Sul já divulgou o calendário de convocações para os próximos concursos na área de Segurança Pública.

Para a Polícia Civil, as convocações estão programadas para começar em fevereiro de 2026. Confira os prazos a seguir:

- Fevereiro de 2026: 160 inspetores, 180 escrivães e 30 delegados;
- Abril de 2026: 180 escrivães e 180 inspetores.

De acordo com o governo, o novo concurso será realizado em colaboração com a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPPG).

Além da Polícia Civil, foram autorizados mais três editais para a segurança pública.

A distribuição das demais vagas anunciadas é a seguinte:

- Brigada Militar: 1.200 vagas para soldados e 150 para oficiais;
- Corpo de Bombeiros Militar: 400 vagas para soldados;
- Instituto-Geral de Perícias: 274 vagas para peritos criminais e legistas, técnicos em perícias e papiloscopistas.

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