Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso PC ES:

Concurso PC ES: Detalhes de vagas e provas são revelados em contrato

O contrato com a banca organizadora do concurso PC ES divulga os requisitos, informações sobre as vagas e a estrutura das provas. Veja mais detalhes!

Por Emerson Fernandes | Publicado em 24/07/2025 às 16h49

Compartilhe:

O processo para a realização do novo concurso da Polícia Civil do Espírito Santo (PC ES) avança, agora com a confirmação de 1.052 vagas. O contrato firmado entre o Ibade e a PC ES foi divulgado, trazendo à tona informações importantes sobre o edital.

O documento especifica a seguinte distribuição das vagas para o cargo de oficial investigador de polícia:

- 682 vagas para ampla concorrência;
- 106 vagas destinadas a pessoas com deficiência;
- 211 vagas reservadas para candidatos negros;
- 53 vagas para candidatos indígenas.

Além das vagas imediatas, o contrato prevê a criação de um cadastro de reserva, o que poderá aumentar o número de convocações durante a validade do concurso PC ES.

Conforme o documento, até 2.104 candidatos poderão ser chamados para a segunda fase, que consiste no exame de aptidão física, desde que estejam entre os melhores classificados na prova objetiva, respeitando-se os critérios de desempate e cotas estipulados no edital.

O cargo de Oficial Investigador de Polícia, foco do concurso, envolverá atividades como diligências para solucionar infrações penais, cumprimento de ordens judiciais e participação em operações de inteligência.

O contrato também revela a expectativa de que cerca de 120 mil pessoas se inscrevam para o processo seletivo.

Exigência de bacharelado no concurso PC ES

Está confirmado que, para concorrer ao cargo de Oficial Investigador de Polícia, os candidatos precisam ter um diploma de bacharelado, emitido por uma instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

A obrigatoriedade do bacharelado foi estabelecida na Lei Complementar nº 1.093/2024, que instituiu o novo cargo, e o contrato reforça que diplomas de tecnólogos e licenciados não serão aceitos.

Além do requisito de escolaridade, é necessário que o candidato possua registro no conselho de classe, quando aplicável, e apresente a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B ou superior.

Contrato assinado, e o edital do concurso PC ES pode ser publicado a qualquer momento.

Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso PC ES: