Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso MTE:

Ministro segue empenanhado em conseguir aval para concurso

O atual pedido é para 2.873 vagas em cargos de níveis médio e superior.

Por Emerson Fernandes | Publicado em 13/08/2018 às 18h44 | Atualizado em 20/08/2018 às 12h53

Compartilhe:

A procura pela autorização do Concurso para auditor-fiscal do Ministério do Trabalho permanece nos planos do atual ministro, Caio Luiz de Almeida Vieira de Mello. Em novo encontro com o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait), Carlos Silva, o ministro fez a confirmação de que irá, de forma pessoal ao Ministério do Planejamento fazer a cobrança da autorização para novo Concurso.

O encontro entre o ministro do Trabalho e o presidente do Sinait aconteceu na última quarta-feira, 8 de agosto, com a presença da vice-presidente do Sindicato, Rosa Jorge, o delegado sindical do Espírito Santo, Leonardo Decuzzi, e o superintendente regional do Trabalho no Espírito Santo, Alcimar Candeias, na sede do Ministério do Trabalho.

O objetivo do encontro foi a reiteração dos auditores-fiscais do trabalho. Durante a reunião, os dirigentes fizeram o reforço da importância do empenho pessoal do ministro para poder autorizar o Concurso Público, verba e regulamentação do bônus de eficiência, para a categoria.

Conforme o presidente do Sinait, o ministro Caio Luiz fez a afirmação de que irá proceder mais algumas opções para que o concurso do Ministério do Trabalho tenha autorização.

A solicitação do Sinait foi para que essas opções se dessem na esfera pessoal. Isso quer dizer, entre o ministro do Trabalho e o ministro do Planejamento. O compromisso que o ministro fez foi ter essa interlocução de forma pessoal, para tentar a garantia do aval do Concurso para ainda 2018, como afirmado pelo presidente do Sinait.

Conforme o Sinait, o procedimento de novo Concurso para o Ministério do Trabalho é precisa e urgente. Por lei, são 3.644 funções de auditor-fiscal, contudo, de acordo com o Sindicato, hoje, existem 1.339 funções disponíveis.

O encontro da última quarta-feira, 8, foi a segunda entre o Sindicato e o ministro do Trabalho, desde a posse de Caio Luiz. A primeira reunião entre os dois aconteceu na data de 17 de julho. Na época, o objetivo foi levar as principais demandas da categoria para o novo ministro.

Posteriormente ao encontro, na data de 26 de julho, o ministro do Trabalho, Caio Luiz de Almeida, e o secretário de Inspeção, Cláudio Secchin, encontraram-se para a discussão do procedimento de concurso público para o Ministério do Trabalho.

Tanto na reunião de julho como no encontro do último dia 8, o presidente do Sinait revelou que há espaço para a tentativa de um aval do Concurso ainda em 2018, fazendo uso do residual da verba.

O requisito vigente do Concurso do Ministério do Trabalho é para 2.873 oportunidades. O pedido está em fase de avaliação no Ministério do Planejamento.

As oportunidades requisitadas são para as funções de auditor-fiscal do trabalho, agente administrativo, administrador, arquivista, bibliotecário, contador, engenheiro, estatístico, sociólogo, psicólogo, técnico em assuntos educacionais, técnico em comunicação social e economista.

Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso MTE: