Definida a banca organizadora do novo Concurso Diplomata 2022

Por Emerson Fernandes | Publicado em 21/03/2022 às 00h24 | Atualizado em 21/03/2022 às 12h41

Compartilhe:

Foi publicado no Diário Oficial da União da última terça-feira, 8 de fevereiro, que a banca organizadora do próximo concurso para diplomatas já foi escolhida. O responsável pelo concurso do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) será o Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades).

A banca organizadora ficará responsável pelas principais etapas da seleção, tais como: o recebimento das inscrições, a realização das provas objetivas e discursivas. A próxima etapa será a assinatura do contrato entre o Iades e o Ministério das Relações Exteriores.

Com isso, os últimos detalhes da seleção poderão ser concluídos para que o cronograma seja definido e as inscrições possam ser abertas. De acordo com o próprio Itamaraty, o concurso deve ser realizado ainda em 2022. Os processos seletivos para diplomatas são realizados todos os anos, mas por conta da pandemia causada pelo novo Coronavírus (Covid-19) não foi publicado o edital de 2021.

Para concorrer ao cargo é necessário possuir nível superior em qualquer área e o salário inicial é de R$19.657,06, já incluso o auxílio-alimentação de R$458,00. Ainda não foi divulgada a oferta do concurso, mas estima-se que sejam atraídos carca de 6 inscritos.

Os aprovados deverão cumprir atividades de natureza diplomática e consular, sempre voltado aos interesses brasileiros no campo internacional. Os candidatos serão avaliados por meio de provas objetivas e discursivas, de caráter eliminatório e classificatório.

O último concurso para a carreira de diplomata foi divulgado em junho de 2020, onde foram ofertadas disponibilizadas 25 vagas na carreira, sendo 18 para ampla concorrência, cinco para negros e duas para pessoas com deficiência.

Os aprovados em todas as etapas do concurso ainda devem passar pelo curso de formação no Instituto Rio Branco, em Brasília.