De acordo com Ministério das Relações Exteriores (MRE), a assinatura do contrato com a organizadora do concurso para Diplomatas não deve demorar, pois, no último dia 10 de junho, o Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades) foi escolhido para ficar a frente da seleção.
A Assessoria de Imprensa do Itamaraty informou que, com a publicação da dispensa de licitação, a celebração do contrato com a organizadora deve ser realizada em breve. Após está etapa, os termos do edital de abertura serão definidos, segundo as regras previstas na Portaria nº 178, de 13 de maio de 2020, informou a pasta.
Baixe agora 5.000 Questões do Concurso MRE.
A Assessoria de Imprensa explicou ainda que forma de aplicação das provas será tratada pelo Instituto Rio Branco juntamente com a banca organizadora, levando em consideração a situação de calamidade pública causada pelo novo Coronavírus, bem como as legislações federais, estaduais e municipais.
De acordo com as normas da seleção, publicadas no Diário Oficial da União de 14 de maio, o concurso Diplomata 2020 irá ofertar 25 vagas para ingresso na carreira. Os interessados deverão comprovar nível superior completo em qualquer área. Os aprovados receberão salário inicial de R$19.657,06, já incluso o auxílio-alimentação, no valor de R$458,00.
O concurso Diplomata será composto por três fases diferentes, que são: a primeira será composta pelas provas objetivas, em caráter classificatório e eliminatório, englobando questões de Língua Inglesa, Política Internacional, Economia, Direito, Língua Portuguesa, História do Brasil, História mundial e Geografia.
A segunda fase será composta por uma prova escrita, também de caráter eliminatório e classificatório, formada por questões de Língua Portuguesa e Língua Inglesa.
A terceira etapa será composta por exames escritos, em caráter classificatório e eliminatório, onde serão cobradas questões de Língua Espanhola, Língua Francesa, História do Brasil, Política Internacional, Geografia, Economia e Direito. Ainda serão determinadas as notas mínimas para aprovação nas provas escritas da segunda e terceira etapas.
Este concurso ainda não tem data determinada para ser publicado, porém, o presidente Jair Bolsonaro ratificou a abertura do concurso para diplomacia em 2020 e também para os próximos anos de seu mandato.
Bolsonaro informou que os concursos para ingresso no Instituto Rio Branco (IRB) estão mantidos anualmente. De acordo com os dados do IRB, em Brasília, que é responsável por nortear os processos seletivos para carreira diplomática, os concursos para o cargo é realizado anualmente desde 1996.