MPU

MPU vai retomar trabalhos presenciais e preparativos de novo edital

30/07/2020 13h30 - Atualizado em 03/08/2020 12h05

Facebook - https://www.concursos.com.br/concurso-previsto/mpu/mpu-vai-retomar-trabalhos-presenciais-e-preparativos-de-novo-edital.html Twitter - https://www.concursos.com.br/concurso-previsto/mpu/mpu-vai-retomar-trabalhos-presenciais-e-preparativos-de-novo-edital.html Google Plus - https://www.concursos.com.br/concurso-previsto/mpu/mpu-vai-retomar-trabalhos-presenciais-e-preparativos-de-novo-edital.html
Facebook - https://www.concursos.com.br/concurso-previsto/mpu/mpu-vai-retomar-trabalhos-presenciais-e-preparativos-de-novo-edital.html Twitter - https://www.concursos.com.br/concurso-previsto/mpu/mpu-vai-retomar-trabalhos-presenciais-e-preparativos-de-novo-edital.html Google Plus - https://www.concursos.com.br/concurso-previsto/mpu/mpu-vai-retomar-trabalhos-presenciais-e-preparativos-de-novo-edital.html Whatsapp - https://www.concursos.com.br/concurso-previsto/mpu/mpu-vai-retomar-trabalhos-presenciais-e-preparativos-de-novo-edital.html
O retorno das atividades presenciais nos ramos do Ministério Público da União foi autorizado pelo procurador-geral da República, Augusto Aras. O retorno será a partir do dia 03 de agosto. De acordo com a portaria interna, cada unidade estadual poderá decidir os prazos e diretrizes para a volta das ações presenciais. Recomenda-se que isso ocorra de forma gradual.

As normas do Ministério da Saúde com relação a proteção contra a pandemia do novo Coronavírus devem ser seguidas. O retorno das atividades poderá favorecer os trâmites para o próximo concurso.

Mas, o combate a Covid-19 pode atrapalhar os planos da atual gestão de realizar um novo concurso MPU, por conta das prioridades monetárias. A assessoria de imprensa da Procuradoria Geral da República informou em nota, que não há previsão para realização de um novo concurso.

O concurso do Ministério Público da União realizado em 2018 está seu prazo de validade suspenso. A seleção ofertou 47 vagas, distribuídas entre os cargos de técnico de administração (nível médio) e analista em Direito (nível superior na área).

Mas, a Administração do MPU trabalha no preparo de um novo concurso público e a assessoria informou em maio, que há um esforço para a abertura de novas seleções para preencher as vagas do órgão, que surgiram principalmente, por aposentadorias que aumentaram com a Reforma da Previdência.

De acordo com as notícias da internet, publicadas em julho, quatro cargos estariam contados para serem ofertados no próximo concurso MPU, são eles: técnico de segurança, analista em Clínica Médica, analista em História e analista de Gestão Pública. Mas, a assessoria de imprensa da Procuradoria Geral da República (PGR) não confirmou a informação.

O Sindicato Nacional dos Servidores do órgão (SindMPU) informou que secretário-geral adjunto do MPU, Eitel Santiago deu a previsão de que o edital novo concurso deve ser publicado no primeiro semestre de 2021. O motivo da demora é a pandemia causada pelo novo Coronavírus (Covid -19).

De acordo com diretor sindical, Adriel Gael, a Secretaria-Geral demonstrou interesse na realização de um novo concurso público, mas devido o avanço da pandemia, não haveria tempo hábil para concluir os preparativos da seleção em 2020.

Mas, a assessoria de imprensa da PGR não informou oficialmente o prazo para realização doo novo concurso. Especula-se que um estudo estava sendo realizado um levantamento de cargos vagos junto aos quatro ramos que compõem o MPU, que são: Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público Militar (MPM).

Para que um novo concurso MPU seja realizado, é necessário ainda, a formação da comissão organizadora, que ficará responsável pelos preparativos internos para o lançamento do edital, incluindo a contratação da banca organizadora.

O MPU conta com 1.831 cargos vagos, de acordo com a última pesquisa realizada. Só no Ministério Público Federal são 1.756 vacâncias, entre os cargos de técnicos, de nível médio e analistas, de nível superior.

O dia da inscrição será informado no site www.concursos.com.br.  Acesse o site diariamente para não perder o prazo da inscrição.

Nossa equipe de professores desenvolveu um DVD contendo mais de 500 mil questões para concursos públicos. Pague quando receber pelos correios. Por apenas R$ 49,90. Se não gostar basta devolver em até 7 dias do recebimento.

Solicite seu DVD XProvas - 500 mil Questões de Concursos no formulário abaixo:

© Copyright 2014 - 2020 Concursos.com.br