Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso MPU:

MPU não descarta nenhum cargo em previsão de novo edital, diz SindMPU

Por Emerson Fernandes | Publicado em 04/02/2020 às 22h55 | Atualizado em 07/02/2020 às 12h04

Compartilhe:

De acordo com diretor executivo do Sindicato Nacional dos Servidores do MPU (SindMPU), Adriel Gael, nenhum dos cargos existentes no Ministério Público da União poderá ficar de fora do concurso MPU 2020. Mas, como existe concurso válido para as carreiras de técnico de administração e analista em Direito, é possível que essas funções não sejam contempladas na nova seleção.

O diretor executivo do sindicato apresentou uma ideia para as funções também estejam presentes no novo edital. Segundo ele, as nomeações devem acontecer após o término da validade da seleção de 2018.

Adriel Gael explicou que nada impede que os cargos sejam ofertados, pois, mesmo tendo um concurso válido por dois anos, em caso de prorrogação por mesmo período, se a administração ofertar novamente os mesmos cargos, eles só podem ser nomeados após a convocação dos aprovados no primeiro concurso, ou após o vencimento do prazo de validade.

O último concurso para a área de apoio do MPU foi homologado em dezembro de 2018 e o seu prazo de validade vai até o final deste ano, com possibilidade de prorrogação pelo mesmo período. Já é de praxe que todo procurador-geral da República realize um novo concurso durante sua gestão e, portanto, não seria diferente com Antônio Augusto Aras.

A Assessoria de Imprensa da Procuradoria Geral da República confirmou a possibilidade de realização de um novo concurso MPU em 2020. O principal objetivo do concurso é fazer a reposição de pessoal por conta das aposentadorias que aumentaram devido a aprovação da Reforma da Previdência.

Mesmo com que os preparativos para o edital já estejam acontecendo, ainda não é possível quantificar as vagas que serão ofertadas e nem para quais cargos. O diretor executivo do SindMPU informou que o órgão está realizando os preparativos internos para o novo concurso.

Os órgãos que compõem o Ministério Público da União farão um levantamento dos cargos vagos e das especialidades. O MPU é composto pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público Militar (MPM) e pelo Ministério Público Federal (MPF).

A proxima etapa deve ser a formação da comissão organizadora do concurso, que ficará responsável por todos os trâmites relacionados ao concurso, desde a contratação da banca organizadora até a publicação do edital. De acordo com o Diretor, cargos que não apresentam vagas poderão ser ofertados na próxima seleção, pois, eles podem figurar no cadastro de reservas, podendo ser utilizado durante o prazo de validade.

O cargo de técnico de segurança e transporte tem 99% de chances de ser ofertado, afirmou Adriel Gael. A carreira chegou a ser cogitada para ser ofertada em 2018, o que não aconteceu por questões orçamentárias.

O órgão tem histórico de realizar suas seleções para ingresso de servidores entre final do primeiro semestre e início do segundo. Com base nessa informação, o diretor executivo do sindicato acredita que o edital será publicado em agosto ou setembro.

Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso MPU: