MPU

Estudo do MPU aponta 1.831 cargos vagos e novo edital torna-se urgente

15/06/2020 11h26 - Atualizado em 16/06/2020 10h07

Facebook - https://www.concursos.com.br/concurso-previsto/mpu/estudo-do-mpu-aponta-1831-cargos-vagos-e-novo-edital-torna-se-urgente.html Twitter - https://www.concursos.com.br/concurso-previsto/mpu/estudo-do-mpu-aponta-1831-cargos-vagos-e-novo-edital-torna-se-urgente.html Google Plus - https://www.concursos.com.br/concurso-previsto/mpu/estudo-do-mpu-aponta-1831-cargos-vagos-e-novo-edital-torna-se-urgente.html
Facebook - https://www.concursos.com.br/concurso-previsto/mpu/estudo-do-mpu-aponta-1831-cargos-vagos-e-novo-edital-torna-se-urgente.html Twitter - https://www.concursos.com.br/concurso-previsto/mpu/estudo-do-mpu-aponta-1831-cargos-vagos-e-novo-edital-torna-se-urgente.html Google Plus - https://www.concursos.com.br/concurso-previsto/mpu/estudo-do-mpu-aponta-1831-cargos-vagos-e-novo-edital-torna-se-urgente.html Whatsapp - https://www.concursos.com.br/concurso-previsto/mpu/estudo-do-mpu-aponta-1831-cargos-vagos-e-novo-edital-torna-se-urgente.html
O Ministério Público da União resolveu postergar a publicação do seu edital de concurso público. O adiamento ocorre em decorrência da pandemia causada pelo novo Coronavírus. O órgão informou que estão sendo realizados os estudos dos cargos vagos para que sejam ofertados no próximo concurso MPU.

De acordo com o último levantamento feito em junho, o órgão possui 1.831 cargos vagos, esse quantitativo é referente ao déficit funcional nos quatro ramos que compõem o MPU, que são: o Ministério Público do Distrito Federal, Territórios (MPDFT), Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público Militar (MPM) e Ministério Público Federal (MPF).

O Ministério Público Federal conta com um déficit de 1.756 servidores, é o que possui a maior defasagem. Este quantitativo engloba os técnicos e analistas, cargos de níveis médio e superior, respectivamente. O MPF tem representações em todos os estados com as Procuradorias Regionais da República (PRR) e ele é o ramo que atua na Justiça Federal, na investigação de crimes federais.

Os quantitativos de cargos vagos estão distribuídos da seguinte maneira: o MPF possui 1.756 cargos vagos, MPDFT possui 51, o MPM possui 24 e o
MPT não possui cargos vagos. Os números são referentes aos anos de 2019 e 2020, de acordo com publicações mais recentes sobre a carência de servidores.

Ao ser questionada sobre o prazo para abertura do concurso MPU, a Assessoria de Imprensa do órgão informou em nota, que a prioridade no momento é o combate a pandemia do Coronavírus (Covid-19). A PGU informou ainda no início do ano, que os trâmites para a realização de seu próximo concurso estavam sendo realizados.

A expectativa inicial era de que o edital fosse publicado ainda em 2020, para repor as aposentadorias que aumentaram depois da Reforma da Previdência. As próximas etapas para o concurso seriam a conclusão do levantamento de cargos e vagas e a formação da comissão organizadora.

A comissão organizadora ficará responsável por todos os trâmites até a publicação do edital, incluído a contratação da banca organizadora. Publicado há quase dois anos, o último edital do concurso para o Ministério Público da União ofertou 47 vagas para as carreiras de analista em Direito (nível superior na área) e técnico de administração (nível médio).

Os candidatos foram avaliados por provas objetivas, em caráter classificatório e eliminatório, comum a todos os candidatos. Os candidatos ao cargo de analista em Direito ainda passaram por avaliação discursiva. A realização do novo concurso MPU deve ocorrer apenas em 2021 por causa da pandemia causada pelo novo Coronavírus.

O Sindicato Nacional dos Servidores do órgão (SindMPU), a posição a paralisação durante uma reunião com o secretário-geral adjunto do MPU, Eitel Santiago. De acordo com o diretor sindical, Adriel Gael, a realização de um novo concurso é de interesse da Secretaria-Geral, mas em decorrência da pandemia, o órgão não teria o tempo necessário para organizar a seleção este ano.

Mas, ainda de acordo com Adriel Gael, o concurso MPU deve mesmo ser realizado em 2021, visto que o próximo ano será o último que Augusto Aras ficará à frente da Procuradoria Geral da República (PGR).

O dia da inscrição será informado no site www.concursos.com.br.  Acesse o site diariamente para não perder o prazo da inscrição.

Nossa equipe de professores desenvolveu um DVD contendo mais de 500 mil questões para concursos públicos. Pague quando receber pelos correios. Por apenas R$ 49,90. Se não gostar basta devolver em até 7 dias do recebimento.

Solicite seu DVD com 500 mil Questões de Concursos no formulário abaixo:

© Copyright 2014 - 2021 Concursos.com.br