Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso MPU:

Edital é urgente: déficit atual é de 1.717 funcionários

A seleção terá vagas para técnico administrativo (nível médio e inicial de R$7.592,53), técnico em segurança e transporte e analista em Direito.

Por Emerson Fernandes | Publicado em 21/02/2018 às 08h45 | Atualizado em 01/03/2018 às 09h37

Compartilhe:

É necessário, em caráter urgente, o procedimento de Seleção Pública do MPU. As estatísticas disponíveis pelo Portal da Transparência dos quatro ramos do Ministério Público da União divulgam que a escassez de funcionários atual é de 1.717 em todo o Brasil. Desses, 1.660 correspondem aos três funções pautadas para o novo Concurso.

Estão ausentes no MPU 57 técnicos de segurança, 492 técnicos de administração e 1.111 analistas de Direito. Para esses três empregos não há processo de seleção válida no órgão, que necessita da abertura de um Concurso.

A grande escassez de funcionários está no Ministério Público Federal. O MPF precisa de 1.588 contratados, sendo 1.555 em cargos previstos para o novo Processo de Seleção.

Ainda se ausentam 88 técnicos de segurança, 435 técnicos de administração e 1.082 analistas de Direito.

Logo, surge o Ministério Público do Trabalho, com escassez de 82 funcionários, sendo 65 para os três funções. São necessários, ainda, 15 técnicos de segurança, 30 técnicos de administração e 20 analistas de Direito.

No Ministério Público Militar, estão ausentes 13 funcionários, sendo dez para os três empregos do Concurso previsto. São necessários nove técnicos de administração e um analista de Direito.

No Ministério Público do Distrito Federal e Territórios a realidade não é diferente. Há ausência de 34 funcionários, sendo 30 para os três empregos previstos na Seleção Pública. Há a escassez de quatro técnicos de segurança, 18 técnicos em administração e oito analistas de Direito.

Servidores em falta no MPU:
MPF - 1.588 funcionários, sendo 38 técnicos de segurança, 435 técnicos de administração e 1.082 analistas de Direito;
MPT - 82 funcionários, sendo 15 técnicos de segurança, 30 técnicos de administração e 20 analistas de Direito;
MPM - 13 funcionários, sendo nove técnicos de administração e um analista de Direito;
MPDFT - 34 funcionários, sendo quatro técnicos de segurança, 18 técnicos em administração e oito analistas de Direito;

O MPU está, atualmente, sem duas seletivas válidas. A primeira é o 7ª Concurso, para técnico em administração e analista em Direito, que expirou no fim de 2017. O órgão também não pode chamar aprovados do 8º concurso, para técnicos e analistas de áreas específicas. O vigor deste foi expirado em novembro de 2017, para técnicos, e em dezembro para analistas.

Também teve o vigor expirado para a função de técnico de segurança do 9º seletivo. Isso ocorreu em dezembro do ano de 2017. O MPU tem seleção válida somente para analistas do 9º seletivo. Esse Concurso é atual até 31 de agosto de 2019. Portanto, é possível que o Processo de Seleção MPU deste ano abranja com outras funções, além das três já reveladas e com confirmação.

Os jornalistas levaram as estatísticas à Procuradoria Geral da República, que tem vínculo com a estrutura do MPU. Ao ser questionada, a PGR não se respondeu até a divulgação deste aviso. A última vez que o órgão deixou informativos referentes ao Processo de Seleção foi em janeiro. À época, a PGR trouxe a informação de que "até o momento, não há previsão para a realização do concurso em 2018."

Após ter adiado o Concurso em 2017, em razão da PEC dos Gastos Públicos, o MPU inicia 2018 sem saber quando o Concurso Público para técnicos e analistas estará aberto. Enquanto não possui definições sobre um novo Concurso, o MPU está com dificuldades devido a alta carência de servidores, situação que prejudica as suas atividades.

Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso MPU: