Concurso para procurador: confira as regras da seleção

Para concorrer, o candidato deverá ser bacharel em Direito e ter, pelo menos, três anos de experiência na área jurídica após a conclusão da graduação.

Por Emerson Fernandes | Publicado em 08/05/2017 às 11h21 | Atualizado em 12/05/2017 às 12h39

Compartilhe:

Para os que desejam fazer o concurso para o cargo de procurador do MPT, as normas que vão reger a seleção já podem ser consultadas. De forma que, o Ministério Público do Trabalho (MPT) divulgou por meio do Diário Oficial da União, nesta sexta, dia 5 de maio, a Resolução nº143, que estabelece as regras do certame e o edital deverá ser divulgado nas próximas semanas.

Exige-se dos que querem concorrer ao cargo, ser bacharel em Direito e ter, pelo menos, três anos de experiência na área jurídica após a conclusão da graduação. O salário inicial da carreira é de R$28.947. A quantidade de vagas e as cidades que serão contempladas, e todo o cronograma do concurso, serão especificados no edital de abertura de inscrições em breve.

O concurso será constituído por cinco etapas: prova objetiva, prova discursiva, prova prática, prova oral e avaliação de títulos. Todas terão caráter eliminatório e classificatório, exceto a última, que será apenas classificatório.

As provas objetivas do concurso procurador do MPT serão compostas por 100 questões. De acordo com a Assessoria de Imprensa do órgão, elas deverão ser aplicadas no segundo semestre deste ano. A validade do seletivo será de 24 meses, com possibilidade de prorrogar pelo mesmo período.